Prefeitura realiza ação para captação de água em Alto Paredão Pires

-

Por Cassiane Rodrigues e Carlos Dickow

Um problema antigo e recorrente, a falta de água potável na localidade de Alto Paredão Pires, no interior de Venâncio Aires, gera muitos prejuízos para os moradores. Para auxiliar as famílias que vivem no local, que é de difícil acesso, a Prefeitura de Venâncio Aires realizou ação para facilitar a captação de água em açudes.

De acordo com o responsável pela Patrulha Agrícola, Antônio Rodrigo Vieira Garin, o Rodrigo VT, foram feitos 23 serviços de escavação de poços com cacimbas e manutenção de taipas de açudes, que devem abastecer pelo menos 30 famílias. “Nós recebemos, em fevereiro, um grande número de solicitações de água potável nesta localidade. Fomos até lá, constatamos a realidade e vamos dar uma atenção maior”, ressalta.

Ele estima que 90% das famílias da localidade são de baixa renda, que precisam de abastecimento e dependem da água da chuva para consumo, pois não têm condições financeiras para perfurar um poço artesiano próprio ou pagar pelo abastecimento de água. “Vimos muitas famílias que pegam água em pequenos buracos feitos com pás, uma água suja e sem condições de consumo. É muito triste”, lamenta o coordenador.

Foram seis dias de trabalho para conclusão dos atendimentos em Alto Paredão Pires. Na sexta-feira, 11, a Patrulha Agrícola foi até a localidade junto com a equipe do Gabinete da Primeira-Dama, Janete da Rosa.

Eles levaram roupas e calçados recebidos por meio da Campanha do Agasalho para serem doados às famílias necessitadas. Também foi um momento de ouvir as demandas da população. “Além das roupas, levamos também um produto para eles utilizarem na água, que mata germes e bactérias para melhorar a qualidade para consumo humano”, conta.

ESTRADAS
Rodrigo Garin comenta que o acesso até a localidade é muito difícil, devido às condições das estradas. Do Centro de Venâncio até lá são duas horas de trajeto. Crianças e adolescentes precisam caminhar um longo percurso até chegar ao ônibus que leva até às escolas, pois é inviável o tráfego em alguns locais. “Queremos fazer um mutirão, assim que tivermos uma frota de maquinários melhor. É algo inédito, que as pessoas nunca viram antes, vamos fazer o possível para cumprirmos isso”, completa.

Patrulha Agrícola e Gabinete da Primeira-dama estiveram na localidade na sexta-feira, 11 (Foto: Divulgação)

Desabastecimento

• Não é de hoje que as famílias de Alto Paredão Pires sofrem com a falta de água potável. O acesso é reivindicado há muitos anos e chegou a se tornar realidade em 2019, quando, por meio de uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Administração conseguiu instalar um sistema de abastecimento.

• O mecanismo denominado de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z), que consiste na captação de água de açude em área particular, que passa por processo de decantação com sulfato de alumínio, cloração e filtração com o mineral zeólita, foi disponibilizado naquela época.

• Mas, o que parecia a solução para o problema e a garantia de água de qualidade para consumo das famílias, se tornou uma polêmica. É que o dono da propriedade onde foi instalado o sistema decidiu acabar com o açude, inviabilizando o abastecimento mais uma vez.

• A Administração tenta, neste momento, uma saída amigável para o impasse. De acordo com a procuradora jurídica Gisele Spies Chitolina, o Município tem em sua posse um decreto de utilidade pública da área, o que ela entende ser “um instrumento precário” para uma eventual judicialização do caso.

• Conforme Gisele, o processo adequado, que garantiria a utilização do açude pelo Município e a água aos moradores da localidade, seria uma desapropriação. Contudo, uma solução pacífica será buscada. “Não há nenhum ajuizamento relacionado a esta demanda”, reforçou a procuradora jurídica.

Leia mais: 

Câmara aprova doação de bens para a Apesc e cessão de veículo à Cooprova

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido