Profissionais atuarão em diversas ruas da cidade (Foto: AI Prefeitura)
Profissionais atuarão em diversas ruas da cidade (Foto: AI Prefeitura)

Venâncio Aires - Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Vigilância Sanitária e Ambiental, realizará uma força-tarefa de aplicação de larvicidas em pontos estratégicos do município. Nesta etapa, os locais contemplados são o Cemitério Municipal, Cemitério de Vila Rica, sucatas e locais com maior concentração de focos do mosquito transmissor da dengue. A equipe também realizará aplicação de fumacê com inseticidas nos bueiros da cidade para reforçar o combate ao Aedes aegypti e, também, evitar a proliferação de baratas, aranhas e escorpiões.

Os aplicadores percorrerão trajeto predefinido pelos passeios públicos, porém, havendo permissão dos moradores, poderão adentrar nos terrenos para maior eficácia da ação. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Cristiane Ferreira, as ações serão executadas em conjunto com a equipe e com empresa especializada contratada. “A aplicação, que está agendada desde o fim do mês de outubro, será realizada com os carros da Ambiental e com a caminhonete da Vigilância Sanitária. Todo o trabalho será acompanhado pelos nossos agentes de endemias para garantir que os procedimentos sigam as orientações técnicas”, destaca.

Os pontos estratégicos receberão a aplicação de larvicidas no período da manhã, enquanto o fumacê com inseticida será realizado no fim da tarde, horário em que há maior circulação do mosquito. Como cuidados, recomenda que cubram alimentos e água destinada ao consumo humano e de animais. Criadores de abelhas precisam ter atenção com estes insetos, uma vez que, para elas, o produto é prejudicial, podendo matá-las. Recomenda-se que os animais sejam colocados em locais protegidos por, pelo menos, até 20 minutos depois da aplicação.

A equipe reforça a importância da colaboração da comunidade, mantendo pátios e terrenos limpos, eliminando recipientes que possam acumular água e permitindo o acesso das equipes quando necessário. Com a chegada do período mais quente e chuvoso, as ações se tornam ainda mais fundamentais para prevenir o avanço da dengue no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura