A ligação entre os municípios de Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, através do Arroio Sampaio, será restabelecida. O prefeito da Cidade das Orquídeas, Arly Stöhr, o Flecha, confirmou a construção de uma travessia provisória na localidade de Sampaio Baixo. A passagem ficará localizada nas proximidades da ponte conhecida como Passo Fundo.
“É uma necessidade urgente. Vamos garantir, mesmo de maneira provisória, uma passagem no arroio Sampaio para novamente ligar os municípios”, assegurou. A ideia é garantir a passagem para todos os tipos de veículos. Flecha ainda informou que a Prefeitura trabalha, neste momento, nas licenças ambientais para o início dos trabalhos.
“Com certeza vai amenizar o problema. É muito importante garantir essa travessia até que a nova ponte esteja pronta”, afirmou. A decisão foi tomada, também, tendo em vista a demorada tramitação do processo para a reconstrução das pontes do Passo Fundo e de Ferro, que foram destruídas na enchente histórica do ano passado.
No momento, a documentação da licitação e os projetos técnicos estão em análise na Defesa Civil Nacional, em Brasília. Por enquanto, não existe uma previsão para liberação do processo, o que dará condições para o início das obras.
Saiba mais
- No fim de abril de 2024, a enchente destruiu duas pontes – de Ferro e do Passo Fundo -, sobre o arroio Sampaio.
- O Governo Federal garantiu empenho de verbas para as obras e as Administrações Municipais de Mato Leitão e de Cruzeiro do Sul acertaram a parceria para encaminhar a reconstrução das estruturas.
- Em outubro, a Prefeitura de Mato Leitão finalizou a elaboração dos projetos técnicos e em dezembro Cruzeiro do Sul publicou edital da licitação para definir empresas responsáveis pela execução das obras.
- Os resultados dos processos licitatórios foram divulgados em janeiro deste ano. A empresa Ribeiro e Anjos Empreendimentos e Engenharia, da Bahia, atuará na obra da Ponte de Ferro e a DG Participações e Construções, de Teutônia, no Vale do Taquari, será responsável por executar os serviços na Ponte do Passo Fundo.
- Neste momento, a Defesa Civil Nacional analisa a documentação enviada pelos Municípios.
Fonte: AI Prefeitura