Por Claudio Froemming, Taís Fortes e Taiane Kussler
O Corede Vale do Rio Pardo divulgou os números da Consulta Popular 2020, cuja votação se encerrou na última terça-feira, 3. Em números gerais, dos 23 municípios que se destacaram na votação foram os de Vale Verde, que atingiu 13,59% do número de eleitores; seguido de Tunas, com 11,88%. Encruzilhada do Sul teve o pior desempenho, com 1,96%, seguido por Venâncio Aires, com 2,31%. Santa Cruz do Sul atingiu 2,93% dos eleitores.
Os presidentes dos Conselhos Municipal de Desenvolvimento (Comudes) de Venâncio e da microrregião avaliam os desempenhos dos municípios no processo deste ano. De acordo com a presidente do conselho de Venâncio Aires, Carine Larsen, mesmo que Venâncio Aires tenha atingido o pior desempenho, comparado aos municípios da região, o conselho assumiu o papel na divulgação da Consulta Popular, promovendo o acesso à informação às pessoas, junto aos veículos de comunicação.
“Achamos que seria mais fácil, já que, o município conta com 52 mil votantes. Contudo, sabemos que o Comude está desacreditado, não só em Venâncio, como na maioria das regiões. Por isso, a partir de agora, é preciso investir os recursos corretamente, para que possamos reverter a impressão que se tem”, destaca. Carine afirma que assim que os recursos forem liberados, o valor será investido no projeto contra a o êxodo rural e apoio à agricultura familiar e também no fortalecimento das agroindústrias. Dentro dos próximos 15 dias, o Comude e o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) estarão reunidos para fazer uma avaliação dos resultados.
Mato Leitão
O presidente do Comude de Mato Leitão, Cleberton Ferreira da Silva, avalia o resultado obtido pelo município como satisfatório. Segundo ele, tradicionalmente a Consulta Popular contava com três formatos de votação: on-line, por meio de SMS e utilização das urnas offlines. Ele observa que a Cidade das Orquídeas costumava se destacar na votação offline, pois havia uma mobilização que envolvia trabalho de campo, em especial por parte das agentes comunitárias de saúde.
Neste ano, por causa das medidas de distanciamento social, essas ações não foram realizadas. Apesar disso, o município superou a meta mínima exigida pelo Estado para receber recursos. “Apesar das dificuldades, foi muito boa a votação”, salienta. Silva acredita que Mato Leitão receberá entre R$ 23 mil e R$ 24 mil para investir em uma demanda referente ao projeto 2 ‘Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar’, elencado pelo Comude como prioridade no município. A aplicação do valor será definida em reunião que ocorrerá entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Emater/RS- Ascar.
Vale Verde
Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Vale Verde, Everton Miritz Jeske
avalia que o resultado da Consulta Popular demonstra a união e a força de trabalho dos vale-verdenses. “Agradeço a todos que colaboraram para chegarmos em primeiro lugar. Quanto a qual projeto será contemplado, dependerá dos valores que efetivamente serão repassados”, observa.
Passo do Sobrado
A presidente do Comude em Passo do Sobrado, Andreia Gabe dos Santos, disse que estavam tendo uma certa dificuldade de buscar os votos mínimos necessários, mas que ao final, conseguiram atingir mais que o dobro para garantir as demandas.
Segundo ela, um dos problemas foi a pandemia, que limitou uma aproximação maior com o eleitor. Andreia destacou que o foco de investimentos, dos recursos, serão para a feira de produtores rurais, que não tem um lugar adequado para comercializar seus produtos.