O fim de semana será o último do verão. A estação que começou em 22 de dezembro de 2019 termina em 20 de março, à 00h50min, quando se inicia o outono. A nova estação se estende até as 18h44min do dia 20 de junho. O fim de semana será com características típicas da estação por praticamente todo o país.
Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), a massa de ar quente ganha reforço e deve ser um final de semana de muito calor na região. Essa massa de ar seco inibe a formação de nuvens, mas, neste domingo, instabilidades avançam sobre o território gaúcho e a chuva retorna a Venâncio.
Neste sábado as condições do tempo pouco mudam e o dia será ensolarado e de muito calor. Conforme o NIH, as temperaturas ainda se elevam e a sensação pode ser de desconforto em alguns momentos. A mínima será de 22 graus e a máxima ultrapassa os 40 graus.
No domingo, o sol aparece e no decorrer da tarde, instabilidades avançam sobre o território gaúcho e a nebulosidade se intensifica, sendo que podem ocorrer pancadas de chuva. Não se descartam pancadas ocasionalmente fortes e temporais isolados. Porém, o volume é de apenas 2 milímetros. A temperatura máxima no domingo deve ser de 37 graus.
Na segunda-feira, 16, a temperatura ainda será elevada, de 33 graus e são esperados 4 milímetros de chuva. Na terça-feira, 17, a temperatura máxima será de 30 graus e a expectativa é de 5 milímetros. Na quarta-feira, 18, o volume de chuva é de 15 milímetros, e a temperatura não sobe tanto, deve ser máxima de 29 graus.
Segundo o NIH, apesar da previsão apresentar chuva nos próximos dias, o volume ainda é relativamente baixo, visto que, a média, não deve ultrapassar 30 milímetros. Considerando a atual situação de seca, o volume ainda é considerado baixo.