A Prefeitura de Venâncio Aires abriu excepcionalmente na manhã do sábado, 26, para receber interessados nos cursos de Assistente de Recursos Humanos, Torneiro Mecânico, Assistente Financeiro, Soldagem e Atitude Empreendedora (este voltado para empresas, que tenham CNPJ).
Essas formações fazem parte da primeira leva de cursos de qualificação profissional que o Município vai oferecer através do Qualifica Venâncio. Até setembro, serão 60 cursos com capacidade para atingir mais de 700 pessoas, interessadas em se aperfeiçoar ou preparar para o mercado de trabalho.
Segundo o coordenador da Central do Empreendedor, Darlan Rieger, as 40 vagas para os cursos voltadas à pessoa física foram totalmente preenchidas. Ele explica que, como podem ocorrer eventuais desistências, foram disponibilizadas, na mesma proporção, fichas reservas. Por exemplo: para Assistente Financeiro a primeira turma comportará 12 vagas, mas outras 12 pessoas ficaram na suplência e serão chamadas, em ordem, caso houver desistências entre os primeiros 12 inscritos.
Rieger destaca ainda que, já na noite de sexta e na madrugada de sábado, a fila começou a se formar no entorno da Prefeitura. “A ideia não era gerar fila, tivemos cerca de 120 pessoas que vieram. Mas a inscrição presencial foi justamente para valorizar quem está realmente interessado e por isso nada mais justo que ser em ordem de chegada. Além disso, muitos dos que vieram não tinham e-mail, por exemplo, então uma inscrição on-line talvez seria mais difícil para eles fazerem.”
Como as vagas para esses primeiros cursos já esgotaram, não haverá continuidade de inscrições ao longo da próxima semana, como estava previsto anteriormente. Dessa forma, as aulas presenciais dos quatro cursos para pessoa física começam já na próxima segunda-feira, 4 de abril, junto ao Senai. Além deste, o Qualifica Venâncio ainda tem a parceria do Sesi, Sebrae e Fisk, que também serão responsáveis por outros cursos nos próximos meses.
Cronograma
Em maio, irão começar mais 15 cursos. Conforme Darlan Rieger, as inscrições para estas capacitações devem ocorrer na segunda metade de abril. Até lá, a Prefeitura irá definir se haverá outra local para inscrições presenciais ou mesmo um site para preenchimento das vagas de forma on-line.
Até setembro, quando encerram os cursos, serão mais de 2 mil horas de capacitação. O Qualifica Venâncio será executado com recursos municipais – cerca de R$ 310 mil.