Primos compartilham a paixão pela tradição

-

Os primos Matheus Eduardo de Moura, de 6 anos e 9 meses, e Arthur Gabriel de Moura, de 5 anos e 4 meses, já estão crescidos, porém compartilham desde bebês a paixão pelo tradicionalismo. Desde 2020, quando passaram a integrar o Piquete Cavaleiros da Estrada, a ligação ficou ainda maior, pois começaram a treinar para as provas de laço e vaca parada.

No último rodeio do PTG Parceria Campeira, os primos alcançaram o pódio na competição de vaca parada na categoria Piazinho, de 0 a 6 anos. Matheus ficou em primeiro lugar e Arthur em segundo. O avô da dupla, Sérgio de Moura, foi quem começou a tradição. Ele é sócio do CTG Antônio José Severo e, hoje, toda a família é associada ao Piquete Cavaleiros da Estrada.

A mãe de Matheus, Taís Penck, de 31 anos, destaca que o pequeno sempre gostou de brincar de laço e tem um amor enorme por cavalos. “Ele até tinha um cavalo de pau e vivia correndo por aí”, afirma. E esse amor vem de família. Os avós maternos sempre tiveram cavalos e, assim, aprendeu a amar e cuidar dos animais. “Cresceu vendo e convivendo com os cavalos”, observa a mãe. E, por influência dos avós paternos, começou a ter adoração pelos rodeios.

Matheus é estudante do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer, e é com o pai, Marcos Eduardo de Moura, de 32 anos, que frequenta, praticamente todo fim de semana, os treinos de motovaca. No momento, está treinando para participar de uma competição de rodeio no segundo fim de semana de dezembro, onde será a estreia da dupla na categoria Pai e Filho, em Alto Paredão.

A mãe de Arthur, Adriani Magioni, de 32 anos, evidencia que o pequeno, desde bebê, gostava muito de cavalos e, quando visitava os avós paternos, andava com o pai Sílvio Juliano de Moura, de 34 anos. “Amava brincar de cavalo e de laçar, tradição que vem do avô, até que, quando o avô Sérgio não conseguiu mais andar a cavalo, deu o seu para o Arthur”, relata. O aluno do pré A da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista está começando a aprender a laçar de cavalo na motovaca.

O avô Sérgio (centro), com os filhos Marcos (direita) e Sílvio (esquerda) e os netos Matheus (direita) e Arthur (esquerda). (Foto: Arquivo pessoal)

Na rotina, os primos participam da escolinha de laço no Piquete Cavaleiros da Estrada. Taís destaca que os dois sempre ficam muito ansiosos pelas competições. Passam os rodeios treinando na vaca parada, até chegar o domingo da prova. Matheus já coleciona dois troféus e cinco medalhas e Arthur tem um troféu e três medalhas. Segundo Taís, os planos são dos dois primos seguirem treinando juntos e, quem sabe, no futuro, se tornarem uma dupla de competições de rodeio. Enquanto isso, os meninos torcem para os pais Marcos e Sílvio, que também são laçadores.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido