O evento será realizado de forma virtual, nos dias 20 e 21 de maio.
O evento será realizado de forma virtual, nos dias 20 e 21 de maio. (Foto: Divulgação)

No ano letivo de 2020, as escolas foram fechadas e o processo educacional passou a ser realizado de forma remota. A educação presencial que movimentava os educandários com trocas de aprendizagens, relações e construção de conhecimento, teve que ser readequada de forma imediata, sem aviso prévio. No contexto de reinvenção, de forma remota, a professora Maria Cristina Kaufmann, desenvolveu um trabalho sobre Educação Fiscal, que buscou abranger o maior número de pessoas, de forma a conscientizá-las a pedir nota fiscal, incluindo o CPF na mesma.

Os estudantes da Cooperativa Escolar Verde Vale, da EMEF Nero Pereira de Freitas, localizada em Monte Alegre, foram mobilizados e desafiados a estudar sobre Educação Fiscal, para consequentemente, gravar vídeos curtos, explicando sobre o tema, afim de divulgar nas redes sociais. Esse trabalho foi selecionado e será apresentado no Encontro de Inovação Digital: caminhos para a Educação Fiscal, promovido pela equipe da escola fazendária do Paraná (EFAZ). O evento será realizado de forma virtual, nos dias 20 e 21 de maio.

Foram gravados e editados oito vídeos por estudantes matriculados no 9º ano da escola, os quais fazem parte da gestão da Cooperativa Escolar Verde Vale. Os vídeos abrangeram as seguintes temáticas: Educação Fiscal, Cidadania, Tributos, ICMS, Nota Fiscal de Produtor, Campanha de Arrecadação do Município, Nota Fiscal Gaúcha e Mascote da Educação Fiscal. As criações foram compartilhadas no Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp, buscando abranger o maior número de pessoa.

Segundo a professora Maria Cristina Kaufmann, a pandemia fez com que os professores se reinventassem, onde foi necessário buscar e criar estratégias pedagógicas de forma virtual. “É gratificante poder compartilhar esse trabalho e dar visibilidade aos estudantes da escola Nero, pois acredito que a educação tem o poder de transformar vidas e realidades” destaca.