Anunciado na metade do ano passado, a Prefeitura de Venâncio Aires deve acelerar, a partir de agora, o projeto que busca revitalizar pontos em prédios públicos que precisam de melhorias e construir, em terrenos do Município, onde ainda não têm passeio público.
Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, todos os locais foram mapeados e, no início de 2022, uma das prioridades é no entorno da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Xangrilá, ainda em fase de conclusão. Além de escolas, a revitalização será feita em outras áreas institucionais, como postos de saúde, para oferecer acessibilidade e segurança aos usuários.
Mas, como o projeto também busca motivar a própria comunidade para que faça o mesmo na frente de casa, nos últimos meses a Prefeitura emitiu 84 notificações referentes a casas e prédios comerciais na rua 1º de Março e, principalmente, no Acesso Leopoldina e na rua Carlos Wagner. “Essas ruas têm muita área comercial e vários empreendimentos já adequaram o passeio público”, destacou Von Helden.
Para o projeto em imóveis públicos, a Prefeitura disponibiliza de recursos do Fundo de Recuperação de Calçadas (Funrecal), cerca de R$ 57 mil. O dinheiro vem de multas aplicadas pela equipe de fiscalização de Obras, quando identificada alguma construção irregular, por exemplo.