Na obra, escritor conta a experiência pessoal com o autismo (Foto: Arquivo pessoal)
Na obra, escritor conta a experiência pessoal com o autismo (Foto: Arquivo pessoal)

Venâncio Aires - O escritor venâncio-airense Rafael Lovato, 50 anos, prepara o lançamento do seu 12º livro: ‘O homem que calcula sentimentos – Uma jornada sobre autismo’. O evento, que está marcado para as 14h30min deste sábado, 8, na sede da Organização Não Governamental (ONG) Esperança Azul, na Avenida Ruperti Filho, 1265, terá, além da apresentação da obra, uma palestra.

Embora já tenha importante experiência no mundo literário, Lovato revela que este é lançamento que mais tem o deixado ansioso. “É minha primeira obra de não ficção, e ela é muito pessoal. Não é uma história que eu inventei, são histórias de dificuldades e vitórias que aconteceram comigo, e talvez aconteçam todos os dias com outros autistas”, explica.

O autor conta que foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando tinha 45 anos, em 2020, o que o ajudou a se compreender melhor desde então: “Até então, sempre lidei com as dificuldades – Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), ansiedade, impulsividade, rigidez cognitiva – advindas do TEA sozinho. E sempre perdi a batalha. Quando comecei a ser medicado e tratado para o autismo, minha vida mudou para muito melhor.”

Foi justamente nesta época que Rafael Lovato decidiu escrever a obra. Segundo ele, a motivação se deu a partir do desejo de levar aos leitores as experiências próprias, como lidou com o transtorno e a importância do diagnóstico e do auxílio profissional para lidar com a condição.

Linguagem

No entanto, a construção não foi feita em primeira pessoa. “Trata-se de uma não-ficção criativa, que narra fatos ocorridos comigo, mas escritos na estrutura de uma obra ficcional para ser mais agradável de lê-la. Eu trabalho situações acontecidas desde minha infância, nas quais o autismo desempenhou um papel importante, mesmo eu não sendo diagnosticado na época”, detalha. Na infância, na década de 1970 e 80, apenas casos mais agudos do TEA obtinham o diagnóstico, enquanto situações mais leves, como a de Lovato, costumavam passar despercebidas.

Livro é voltado para autistas e pessoas que convivem com o transtorno (Foto: Divulgação)

O escritor pontua que outro diferencial da obra é adoção de uma linguagem que consiga promover mais aproximação com o público. “Os livros sobre autismo, no geral, são técnicos. Minha intenção com este livro é alcançar autistas, pessoas que lidam com autistas ou pessoas que pensam que possam ser autistas. Espero que o livro lhes mostre um norte, lhes auxilie na descoberta de si mesmos”, conclui.

Palestra na Esperança Azul

  • Além do lançamento do livro, o escritor Rafael Lovato vai realizar uma palestra intitulada ‘Convivendo com o autismo’. A ideia do autor é fazer uma introdução ao livro e à sua história. Na exposição, ele vai destacar dificuldades e responder a perguntas do público. “Será mais uma conversa do que uma palestra”, afirma.
  • Depois, o presidente da Esperança Azul, Carlos Treib, deverá ler trechos do livro.
  • 10% do valor arrecadado com as vendas será doado para a ONG.
Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.