Um grande número de acidentes fatais que acontece nas estradas brasileiras é por causa do cansaço e da sonolência. Isso é muito perigoso quanto se está ao volante, porque o tempo de reação na estrada aumenta mais de um 85%. Dirigir bem acordado e atento é fundamental para evitar qualquer situação que coloque em risco a sua vida.
Dirigir na estrada pode ser muito atraente, mas em algumas situações, principalmente quando a rodovia é reta, não tem curvas nem altos e baixos, e você está dirigindo um veículo confortável como o Strada 2021, a fadiga pode surgir sem aviso prévio.
É obvio que o motorista deve estar em perfeitas condições, tanto físicas quanto mentais, para poder dar atenção total ao trânsito e às situações que podem surgir durante o trajeto, porque só desse modo poderá tomar qualquer decisão com rapidez e sem riscos.
O cansaço e a sonolência são dois grandes inimigos para o motorista, independentemente de estar dirigindo um Strada 2021 ou qualquer outro tipo de veículo. Por esse motivo é muito importante saber reconhecer os sintomas da fadiga e o que fazer para evitar um acidente.
De fato, a melhor forma de combater as consequências nefastas da fadiga ao volante, é conhecer os sintomas!
Reconhecendo os sintomas da fadiga
É fundamental você saber identificar cada um dos sintomas que estão associados ao cansaço, à fadiga enquanto dirige, para que, no caso dela aparecer, você saber o que fazer de imediato.
Os sintomas mais comuns são os seguintes:
- Perda de concentração
- Visão turva
- Coceira nos olhos
- Necessidade de piscar continuamente
- Desconforto no banco
- Desidratação
Recomendações para combater o cansaço
Se você sentir qualquer um desses sintomas, é muito importante combater a situação imediatamente, ainda mais se você estiver fazendo uma viagem de várias horas. Não importa se você tem pressa para chegar ou um horário determinado: se não seguir estas recomendações, existe a possibilidade de você não chegar… nunca!
1. Descansar bem antes da viagem
Dormir entre 7 e 8 horas antes de começar a viagem é fundamental, sem importar se o trajeto é curto ou longo. O importante é iniciar a viagem bem descansado.
2. Programar uma boa hora para começar a viagem
Estatisticamente, iniciar uma viagem entre as 3 e as 5 da manhã ou entre as 2 e as 4 da tarde, é ruim, pois são as piores horas. As primeiras, porque com certeza não dormiu o suficiente, e as segundas, porque provavelmente almoçou e as horas posteriores ao almoço trazem sonolência.
3. Não beber álcool
Nunca é demais dizer que o álcool é o pior inimigo dos motoristas. Beber álcool e dirigir um carro pode levar a um acidente fatal.
4. Evitar fumar
Não é permitido fumar e dirigir ao mesmo tempo. Por outra parte, a fumaça do cigarro provoca sono, você sabia disso?
5. Muito cuidado com os remédios
Consulte ao seu médico se você estiver tomando alguma medicação. Ele saberá lhe dizer se você poderá dirigir sem problemas, porque alguns remédios provocam sonolência ou reações que podem alterar a condução.
6. Parar a cada duas horas
Se estiver fazendo uma viagem longa, é fundamental fazer paradas estratégicas a cada duas horas ou ao mínimo sinal de cansaço. Cada parada deve ter, no mínimo um tempo de 15 minutos.
7. Fazer alongamento:
Toda vez que descer do carro, faça alongamentos para esticar as articulações. Caminhar é importante para esticar bem as pernas e evitar dormências.
8. Hidratação:
A hidratação é fundamental para quem dirige, mais ainda durante os meses de verão, quando as temperaturas são bem altas. O ideal é ter por perto uma garrafa d’água e beber goles com regularidade. Não espere ter sede: beba alguns goles mesmo sem sentir sede, porque a sede já é um sinal de desidratação!
9. Evitar as comidas pesadas:
Quando se faz uma viagem longa, a recomendação é não se alimentar muito. Acontece que quanto o estomago está muito cheio, isso provoca com certeza a sonolência. Portanto, aproveite os alimentos que combatem a fadiga, como o abacate e a banana, que possuem muita fibra e minerais.