O prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, vai a Brasília entre os dias 23 e 24 de fevereiro, acompanhado do vereador Mateus Freitas (MDB). Estão previstos encontros com o deputado Alceu Moreira (MDB) e o senador Luis Carlos Heinze (PP). O objetivo é buscar apoio para destinação de emendas ao município.
Uma das tentativas seria garantir recursos para pavimentar 3,6 quilômetros de estrada em Rincão do Sobrado. A via é o principal acesso ao Frigorífico do Sul, uma das maiores empresas de Passo do Sobrado. “Eles têm um projeto de ampliação para praticamente dobrar sua área, o que também contribuiria para novas vagas de trabalho. A Secretaria de Planejamento vai trabalhar muito sobre isso, para projetos pensando na geração de empregos e incentivo à indústria”, ressalta Edgar Thiesen.
Mas, segundo o prefeito, o Município não deve apenas contar com recursos de emendas. A ideia é criar uma aproximação com ministérios, principalmente da Agricultura. “Queremos criar projetos que possam ser cadastrados e, quem sabe, contemplados diretamente. Por isso, a equipe do Planejamento já está trabalhando intensamente.”
Distrito Industrial
Nos próximos dias, a Prefeitura de Passo do Sobrado deve encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para transformar em zona urbana a área do Distrito Industrial, na ERS-405. Atualmente, o local é considerado área rural, o que, conforme a Prefeitura, traz algumas dificuldades na logística. “Há problemas com entrega de Correios e até com transportadoras na hora de entregar materiais”, relata o prefeito.
Enquanto a mudança do perímetro não ocorre, Edgar Thiesen comenta que já há contato com uma nova empresa para se instalar no município. Embora não tenha adiantado mais detalhes, o prefeito afirma que é do segmento industrial agrícola.