Reduz número de atendimentos no Conselho Tutelar, em Mato Leitão

-

O número de atendimentos no Conselho Tutelar de Mato Leitão reduziu em relação ao ano passado. Segundo a coordenadora do local, Lizane Lorenzen, e a conselheira tutelar Evandra Elisa Picoli, o percentual de queda varia entre 20% e 30%. Um dos motivos apontados por elas como motivador dessa redução é a suspensão das aulas presenciais nas escolas. Atualmente, a principal demanda das conselheiras tutelares relacionadas às instituições de ensino é o acompanhamento dos estudantes e das famílias na realização das atividades pedagógicas não presenciais, quando isso é solicitado pelas escolas.

Conforme as profissionais, o número de denúncias também reduziu neste período de pandemia do novo coronavírus. Isso também está relacionado à suspensão das atividades presenciais, uma vez que um dos principais canais para esse tipo de demanda são os educandários. Além disso, os relatos feitos por telefone também caíram. Entretanto, nos últimos meses as conselheiras perceberam aumento nos atendimentos psicológicos, demanda que surge, principalmente, nas visitas às famílias.

Demandas

De acordo com Lizane e Evandra, as principais demandas de atendimento estão concentradas no interior do município. As situações mais frequentes são de negligência familiar em relação ao atendimento das crianças, como realização de consultas e vacinação, abuso sexual [tinham muitos casos, mas agora as denúncias diminuíram], brigas familiares e problemas relacionados ao alcoolismo. As profissionais também relatam que o Conselho Tutelar acompanha com frequência casos de jovens que saem da casa dos pais para morar com os namorados.

Outra demanda atendida com frequência pelas conselheiras diz respeito ao preenchimento da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai), usada para medir o controle de infrequência dos estudantes nas escolas. De acordo com as profissionais, a maior parte dos casos registrados na Cidade das Orquídeas são meninos, que normalmente param de ir à escola para trabalhar. Os números de Ficais dos últimos anos, segundo as conselheiras, é expressivo para um município do tamanho de Mato Leitão, que tem pouco mais de 5,1 mil habitantes. Em 2017 foram 21 casos. Já em 2018 e no ano passado, foram mais de 30 em cada ano.

Serviços

O Conselho Tutelar de Mato Leitão conta com a atuação de cinco profissionais: Lizane Lorenzen, Evandra Elisa Picoli, Fabiani Inês da Silva, Dioni Freder e Adriana da Silva. Ele funciona em um prédio localizado na rua Leopoldo Aloisius Hinterholz, 448, ao lado da Padaria e Confeitaria Heissler, e os atendimentos estão acontecendo normalmente.

O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. O telefone para contato é 3784-1303. Além disso, as conselheiras trabalham em sistema de plantão à noite, nos fins de semana e nos feriados. Nesse caso, o contato pode ser feito pelo número (51) 99935-2993.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido