Reforma tributária na visão do contador

-

Na área da contabilidade, um dos assuntos em pauta é a Reforma Tributária. As mudanças são consideradas prioridade do Governo Federal para conseguir uma melhora na economia do país. O tema já passou por diversas fases, mas ainda não foi aprovado. Nesta semana, o Deputado Federal Rodrigo Maia disse que a reforma deve ser votada nas casas legislativas, ainda neste ano.

Conforme o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, André Fernando Gerlach, a intenção do Governo Federal é simplificar impostos em apenas um. Atualmente, cada mercadoria tem um tipo de tributação. “Normalmente quem fatura menos acaba pagando mais. Em uma proporção numérica uma empresa que fatura pouco ou tem certa mercadoria, paga mais impostos que uma empresa que fatura muito. Uso como exemplo um supermercado que fatura bastante e trabalha com diversos produtos, mas com margem pequena, então na minha visão eles pagam muitos impostos frente ao lucro que conseguem. São essas coisas que em tese então sendo revistas”, destaca.

Gerlach acredita que esse ‘rombo’ vai acabar indo para outros impostos. “Eu não acredito em uma real reforma. Por exemplo, querem tirar o imposto sobre a folha de pagamento, mas querem colocar sobre o depósito e saque do funcionário. Vão deixar de receber do empregador para receber do empregado.” O profissional comenta que é um problema do Brasil. “Independente de quem está administrando o país, não tem relação com qual partido está no comando. Seja no município, estado ou país, não tem dinheiro que chega para manter tudo da máquina pública”, acrescenta.

Reforma de fato, segundo o contador, seria pagar menos imposto de forma justa. “Juntar os impostos em um nome só não dá para chamar de reforma tributária”, enfatiza. Ele comenta que a prefeitura fica com a menor parcela, o único imposto que ganha de fato é o Imposto Sobre Serviço (ISS). “Minha dúvida é de como vai ficar esse repasse. O governo federal vai dar mais para os municípios ou não vai repassar”, observa André. O delegado ainda coloca que os políticos, em geral, não sabem do assunto e acabam falando coisas sem sentido. “É preciso ter um conhecimento técnico. Antes de tomar alguma decisão, é necessário ter conhecimento sobre o assunto.”


“Somos o único país que tributa imposto sobre a folha de pagamento. Por isso dizem que um funcionário custa caro. Quanto mais eu contrato maiores são os gastos. Isso deveria ser diferente.”


O QUE É A REFORMA TRIBUTÁRIA?

É uma mudança que o Governo Federal propõe no sistema tributário, que é o conjunto de contribuições taxas e impostos, pagos pelos cidadãos. Existem propostas diferentes do governo, da Câmara dos Deputados e do Senado. Estão em fases diferentes, mas todas ainda em discussão.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido