A região de Santa Cruz do Sul, da qual Venâncio Aires faz parte, foi classificada, de forma preliminar, com a bandeira vermelha, no modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul.
A atualização foi divulgada no fim da tarde de sexta-feira, 21. Ao todo, 13 regiões do estado foram classificadas com bandeira vermelha, que representa risco epidemiológico alto para Covid-19. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 24.
De acordo com o Governo do Estado, as regiões de Santa Cruz do Sul e Lajeado apresentaram piora nos índices e, por isso, passaram para a bandeira vermelha. Elas somam-se às regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto e se mantiveram assim nesta rodada.
Desde a 14ª rodada, está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.
O pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio município, deve ser encaminhado até as 6h de domingo, 23.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado