Quem mora na região serrana de Venâncio Aires deve perceber uma importante melhoria na conectividade a partir das próximas semanas com a ampliação da rede de telefonia móvel. Uma torre de celular está sendo instalada em Vila Deodoro, próximo à Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sebastião Jubal Junqueira. A expectativa é de que o investimento contribua, inclusive, com o setor turístico.
O distrito de Deodoro, assim como localidades vizinhas e do Vale do Sampaio, sofre historicamente com a defasagem no sinal de telefonia, dificultado pelos morros e matas densas. Atualmente, a região é atendida por internet e telefone via fibra óptica e rádio. No entanto, ambos os sistemas apresentam problemas e são instáveis.
A antena, com 40 metros de altura, deve receber os transmissores de sinal nos próximos dias para entrar em funcionamento. A estrutura fornecerá o sinal 4G, com investimentos iniciais da operadora Claro. A construção foi realizada por diferentes empresas de fora do Rio Grande do Sul, que se revezaram nas etapas de base, instalação das estruturas de ferro e finalização. “Em Vila Deodoro, a operadora está em processo de expansão de sua rede e, em breve, estará disponível para os moradores usufruírem de toda a qualidade, conectividade e benefícios”, disse a Claro, por meio da assessoria de imprensa.
Morador de Vila Deodoro, o aposentado Almo Dattein, 69 anos, comemora o avanço. A antena está sendo instalada na propriedade da família, próximo do Mirante Lauro Erdmann. Segundo ele, a estrutura poderá, futuramente, receber serviços de outras operadoras. “Telefone nenhum funciona aqui na vila. Tomara que a instalação seja concluída o mais rápido possível. É muito importante para nós, mas também para quem vem visitar nossa região, até mesmo com a expectativa de novos investimentos”, acredita.
“A instalação da torre representa muito para os moradores. Mostra que investimentos estão acontecendo e não estamos parados no tempo.”
ALMO DATTEIN
Morador de Vila Deodoro
Também moradora do distrito, Solange Schulz, 65 anos, destaca as dificuldades de comunicação, especialmente quando há falta de energia ou temporais. “Aqui em casa consigo sinal da Vivo, da torre que fica em Linha Marechal Floriano, em alguns locais. Mas varia de acordo com o tempo. Tem vezes que não funciona de jeito nenhum”, pontua. Ela relata que, usando dados móveis, as mensagens chegam a demorar de 5 a 10 minutos para serem enviadas.

Com a nova estrutura, a esperança é manter contato com familiares e amigos sem ficar à mercê das condições do tempo. “Ficamos impressionados com a torre. Anos atrás fizeram levantamentos, mas pensei que nunca sairia do papel. Estamos muito felizes”, comemora Solange.
“Até pouco tempo atrás, com qualquer temporal já ficávamos sem internet e telefone porque os fios arrebentavam. Eram dias sem conseguir mandar mensagens até virem arrumar.”
SOLANGE SCHULZ
Moradora de Vila Deodoro
Cobertura
- A antena está instalada em local estratégico. Assim que começar a funcionar, deve atender localidades como Linha Arroio Grande, Linha Brasil, Linha Sexto Regimento e o Vale do Sampaio, além de partes do território de Santa Clara do Sul e Sério.
Telefonia móvel deve fomentar o turismo

A região serrana de Venâncio Aires é conhecida por pontos turísticos, como o Mirante Lauro Erdmann e a Figueira Centenária. A expectativa é que o sinal de telefonia possa se somar às belezas naturais e atrair ainda mais visitantes, já que muitos turistas relatam o receio de ficar sem comunicação em caso de emergência. O trecho da ERS-422, entre Linha Brasil e Vila Deodoro, por exemplo, não possui nenhum ponto com disponibilidade de sinal.
“Os turistas relatam com muita frequência a dificuldade de conexão. Ocorrem muitos casos em que precisam se conectar ao GPS, o que hoje é viável somente na rede wi-fi. Acontecem casos também de problemas mecânicos nos carros, nos quais os turistas encontram dificuldades para contatar ajuda”, relata a empreendedora Jandrine Schwinn, do Sítio da Figueira Centenária.
No local, para atender às demandas dos visitantes, inclusive para pagamentos via Pix e cartão, foram realizados investimentos para ampliar a rede de internet. “A implantação da torre será um avanço muito grande para o desenvolvimento do turismo, para nós e para os visitantes. Será muito bom para toda a região”, considera Jandrine.
Plano de novos investimentos
Durante agenda em março, em Brasília, o vereador Nelsoir Battisti (PSD) já havia antecipado o plano de investimentos do Ministério das Comunicações para Venâncio Aires. A reunião também contou com a presença do presidente do Legislativo, Dudu Luft (PDT). Está prevista, ainda, a instalação de torres de telefonia 4G em Vila Santa Emília, Centro Linha Brasil, Vila Arlindo e Vale do Sampaio.
“Fizemos cobranças para que tivéssemos investimentos no nosso interior e também na cidade. Receber a instalação da torre em Vila Deodoro é muito importante. Quando falamos em telefonia, também estamos falando em desenvolvimento econômico”, destaca Battisti.