Reitoria da Univates é empossada

-

Em exercício desde janeiro deste ano, a Reitoria da Univates foi empossada em cerimônia fechada ao público realizada no Teatro Univates na tarde de ontem, 30. Na cerimônia, o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, e o vice-presidente, Valmor Arsildo Kappler, oficializaram a primeira gestão da Universidade liderada por duas mulheres: a reitora, Evania Schneider, e a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro. Na mesma ocasião também tomaram posse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Cândido da Silva Cyrne, e os diretores das outras três mantidas pela Fundação Univates: Jairo Luis Hoerlle no Saúde Univates; Rodrigo Moreira César, gerente do Unianálises; e Guilherme Scheuermann como coordenador do processo de credenciamento da instituição de ensino superior Univates Centro-Oeste.

O presidente da Fundação Univates destacou a atuação das mantidas no Vale do Taquari, região que soma mais de 360 mil habitantes. “Realizamos um trabalho comunitário, regional e que prima pela qualidade. Quantas universidades ou cidades com menos de 100 mil habitantes têm um local e uma estrutura como esta?”, indagou ele referindo-se ao Teatro Univates. Lazzari acrescentou que a existência do local só é possível pela história da Instituição, construída de forma coletiva e compartilhada. “Temos muitos desafios pela frente. Este momento de empossar novas pessoas e reempossar outras reafirma o compromisso que temos em manter o que conquistamos e ampliar nossa atuação. Com certeza também já colocamos a saúde e o segmento agroalimentar em outro patamar”, afirmou, desejando grandes desafios e conquistas a quem foi conduzido aos cargos.

O vice-presidente da Fundação Univates ressaltou o sentimento de trabalhar em equipe. “O que senti ao ser empossado na última vez foi o mesmo que senti na primeira vez. Já estive no lugar de vocês, e fico muito feliz que a gente possa retomar, aos poucos, os eventos presenciais. Na Fundação damos as diretrizes, mas vocês são a real força que move a Univates”, revelou Kappler.

Em sua posse, a reitora Evania Schneider falou sobre os sentimentos que o momento desperta e sobre a impossibilidade de a cerimônia ter ocorrido antes. “Fiz o exercício de lembrar como eu me sentia em janeiro, quando assumimos a Reitoria, e o que mudou até agora, quando foi possível realizar esta solenidade. Passaram-se oito meses, e percebi que meus sentimentos não mudaram, porém o medo, a angústia e a incerteza têm uma intensidade muito menor agora graças a todo o apoio que tenho recebido de professores, coordenadores, técnico-administrativos e de nossos estudantes. Minha felicidade e realização por este dia estão mais intensas. Precisamos agradecer a todos que nos antecederam nesses 52 anos de Univates, porque se a Instituição tem o tamanho que tem, a reputação que tem, é em razão de cada um que esteve aqui. Estamos olhando para o futuro e acredito que vamos cumprir nosso plano de gestão”, afirmou, emocionando-se ao agradecer também pelo apoio da família. “Juntos somos mais fortes, somos a Univates”, finalizou.

A vice-reitora e pró-reitora de Ensino lembrou que a Universidade, enquanto instituição, existe há 800 anos. “Já passou por duas guerras mundiais e agora enfrenta um momento de grande transformação tecnológica, então precisa estar inserida nesse contexto. Para isso precisamos de três pilares: autonomia, liberdade e contribuição. É Com base nesses três pilares que é possível pensar na construção do conhecimento. Autonomia que nos permite experimentar uma forma segura para o futuro. Liberdade acadêmica que permita a estudantes e professores propor e questionar. E a contribuição para a sociedade, que é inerente à constituição comunitária da Univates e também se fez e deve seguir sendo feita ao longo do tempo de existência da Instituição. Nós mudamos a vida das pessoas, das famílias, da região. Assim como um estudante encerra um ciclo ao se formar, iniciamos uma nova estrutura organizacional. Temos muito o que fazer e iremos direcionar a nossa energia para isso. A Univates é maior do que qualquer um de nós como indivíduos”, explicou Fernanda.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação citou a missão institucional de gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico e lembrou o caminho que a pesquisa já percorreu na história da Universidade. “Temos uma caminhada que é recente; nosso primeiro programa de pós-graduação teve início há 15 anos. Há ainda muito o que se caminhar para que tenhamos a consolidação da pesquisa. Estou aqui para somar ao trabalho da Reitoria”, relatou Cyrne.

O diretor do Saúde Univates aproveitou seu discurso para agradecer a quem dedica seu tempo e seu trabalho à Univates e, em especial, ao Saúde Univates. “Responsabilidade resume o que sinto pelo que já foi feito e pelo que vem pela frente. O CRIE Smart Cities foi um grande exemplo de evento atual que envolve todas as áreas da sociedade e possibilita diálogos e parcerias. Temos uma nova estrutura, mas não podemos esquecer nunca do que nos une”, disse Hoerlle.

O gerente do Unianálises, Rodrigo Moreira César, representando também o diretor da Faculdade de Nova Mutum, Guilherme Scheuermann, agradeceu o apoio de todos e destacou a atuação do laboratório, que terá suas atividades expandidas para o Mato Grosso e já bateu suas metas de faturamento. “Em breve daremos início à construção do novo Unianálises aqui em Lajeado, que é um sonho”, revelou Rodrigo.

  • Também tomaram posse os representantes de áreas e os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e dos cursos de graduação e técnicos da Universidade.

Leia mais:

Folha e Terra promovem debate sobre proteína animal e cooperativismo hoje à noite

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido