O 5º Festival de Balonismo proporcionou diversas experiências culturais, divertidas e de contemplação aos visitantes que estiveram no Parque Municipal do Chimarrão da terça, 19, até o domingo, 24. Não é à toa que foram mais de 65 mil pessoas nos seis dias de programação. Sem dúvidas, as grandes estrelas da festa foram os balões, que devido às condições de tempo, apareceram e coloriram o céu de Venâncio Aires somente a partir da manhã do sábado, 23, mas nem por isso, o ‘show’ foi de menor importância.
Em um dos balões, às 6h30min do sábado, lá estava eu, com a primeira experiência de voo, contemplando a Capital do Chimarrão com uma vista privilegiada. Acompanhando o piloto Macleitiane Ecker, conhecido como Mac, natural de Carazinho e morador de Torres, participei do voo competitivo. Confesso que achei que teria receio da altura, mas isso não aconteceu e o mais legal foi passar por locais conhecidos como a Igreja Matriz São Sebastião Mártir e a Praça Coronel Thomaz Pereira, e conferir esses pontos de um ângulo diferente, o aéreo.
Já em terra firme após o voo e passadas as emoções do momento, chegavam os questionamentos e as perguntas curiosas: e aí, como foi voar de balão? E eu respondi a todos: Muuuito tranquilo e especial demais! Como praticamente não tinha vento nenhum, o balão pouco se movimentou, chegou até a parecer a estabilidade de um voo de avião. Com certeza, uma experiência para anotar e deixar registrado no livro da vida, e aconselho, quem puder e tiver essa oportunidade alguma vez, não titubeie, só vai que é bom demais!
Obrigada, Festival de Balonismo! Que venha a sexta edição!