Quantas mãos são necessárias para garantir a preservação da água? Quando se fala em um recurso natural tão indispensável para a vida humana, a produção agrícola, a atividade industrial, o meio ambiente e a saúde pública, é impossível identificar uma única estratégia de preservação. Garantir água em qualidade e quantidade necessárias, no presente e no futuro, exige envolvimento coletivo, em várias frentes de trabalho.
Ao encontro disso, dentro do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, a Folha do Mate e a Rádio Terra FM têm destacado iniciativas de entidades, empresas, agentes públicos e pessoas da comunidade envolvidas com a preservação do arroio Castelhano.
Entre as ações de destaque está o trabalho de revitalização das nascentes do arroio Castelhano, encabeçado pela Prefeitura e Emater, com o apoio da sociedade civil, por meio de ações como as dos Rotary Club Venâncio Aires Centro e Chimarrão, que têm garantido recursos para as atividades. É a prova de que o engajamento coletivo garante resultados para o bem comum. Que mais entidades, empresas e cidadãos se inspirem e se somem a essa causa. Boa leitura!
Confira o caderno Nascentes de setembro: