Entre 2019 e o primeiro semestre deste ano, a RGE investiu R$ 609,5 mil em obras de melhoria, manutenção e expansão do sistema de distribuição de energia de Mato Leitão. Entre as principais ações da distribuidora de energia elétrica, que pertence ao Grupo CPFL, estão a substituição de 66 postes de madeira por concreto. Atualmente, 59% da rede de Mato Leitão são constituídos por postes de concreto, que dão ainda mais robustez e segurança ao sistema.
Além disso, uma das principais frentes de trabalho da RGE está ligada ao acréscimo de tecnologia nas redes de distribuição. Mato Leitão possui atualmente dois religadores automáticos. São equipamentos operados a distância, a partir do Centro de Operações da empresa, em São Leopoldo, que permitem o restabelecimento mais rápido da energia quando a interrupção ocorre sem danos físicos na rede.
Para o consultor de negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva, estes investimentos reforçam o compromisso com a qualidade da distribuição de energia para os clientes. “As ações de manutenção e melhoria do sistema de distribuição da RGE são executadas de forma contínua. Isto acaba refletindo em uma rede elétrica cada vez mais segura e robusta, não só para os clientes de Mato Leitão, mas de toda a região”, ressalta.
Outras melhorias executadas estão ligadas à manutenção da rede e ações preventivas e corretivas, visando reduzir os riscos de interrupções no fornecimento. Somente em 2019 foram inspecionados e manutencionados 36 mil metros dos circuitos que atendem Mato Leitão e região. Como toda a rede é interligada, uma melhoria num determinado município pode beneficiar clientes de outras localidades próximas. Em 2020, outros 24 mil quilômetros estão sendo inspecionados.