Rota turística ‘Caminhos Religiosos de Venâncio Aires’ em planejamento

-

Com a ascensão do turismo religioso na região e as ideias sugeridas pela Folha do Mate no início deste mês, Venâncio Aires também está em fase de planejamento de uma rota de turismo religioso envolvendo os distritos do município.

Conforme o coordenador do Departamento de Turismo, Osvaldo Pinheiro, inicialmente a rota contemplará o distrito sede, com a Igreja Matriz São Sebastião Mártir – a segunda maior no estilo neogótico da América Latina – e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, além do 4º distrito, Santa Emília, com as 11 igrejas espalhadas pela região. Depois da conclusão desta primeira etapa, os demais distritos serão inseridos na rota.

Pinheiro destaca que a escolha por Santa Emília aconteceu por ser um local próximo aos pontos da Rota do Chimarrão, que tem diversos locais para alimentação dos turistas. “Precisamos pensar no turista também em outros aspectos, como ter locais para alimentação. Assim, conseguimos abranger ainda mais pessoas”, reforça.

Em um primeiro momento, após a conclusão da rota, quem irá receber e guiar os turistas em cada ponto serão os chamados anfitriões, responsáveis pelas igrejas de cada localidade. “Essas pessoas vão abrir a igreja para esses turistas, recebê-los e passar informações religiosas e culturais do local. Optamos por pegar pessoas que, em sua maioria, já residem na localidade, pois elas têm um conhecimento maior para repassar aos turistas”, considera.

Atualmente, o projeto está em fase de finalização do fôlder piloto, com informações históricas, culturais e de apresentação de cada igreja, que deve ser lançado ainda no mês de junho. No fôlder, serão usadas imagens do acervo fotográfico de Losani Wazlawovsky, uma parceira no planejamento da rota. As fotos terão o objetivo de mostrar a identidade, desenvolvimento e o início de cada distrito, juntamente com a potencialidade da igreja. Segundo Pinheiro, ainda não há data concreta para finalização da rota.

Potencial

Pinheiro destaca que o turismo da Capital do Chimarrão se sobressai quando comparado aos demais municípios da região. “Estamos no momento de ampliar. Temos o rural muito forte, também em função do cicloturismo, que permitiu uma forma de turismo mesmo na pandemia”, relata.

As rotas religiosas são tendência. Pinheiro admite que o planejamento é desafiador, mas que todos da equipe estão pensando no pós-pandemia, quando a intenção das pessoas de continuarem com o turismo local, de um raio de até 150 quilômetros, deve permanecer.
“A pandemia também aproximou as pessoas da religião, com mais sensibilidade e amor ao próximo”, completa. Pinheiro salienta também a Festão de São Sebastião Mártir, que atrai muitos turistas e tem nome forte em todo país, sendo considerada a quarta maior festa religiosa do estado. São aproximadamente 50 igrejas localizadas na cidade e interior de Venâncio Aires.

“Queremos ser lembrados pela hospitalidade e bom atendimento aos turistas com a nossa rota religiosa. Após a inclusão de todos os distritos de Venâncio, vamos expandir para mais municípios da região, como Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.”
OSVALDO PINHEIRO
Coordenador do Departamento de Turismo de Venâncio Aires

Turismo regional

1 O setor ganhou intensa atenção nos vales do Rio Pardo e Taquari após o início das obras do Cristo Protetor, em Encantado.

2 Osvaldo Pinheiro afirma que visitas já foram trocadas com o presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Ernani Marquardt, que compareceu ao município na quarta-feira, 26, e com o vice-presidente da entidade e também prefeito de Sinimbu, Jacson Rabuske, que recebeu a equipe de turismo do município na segunda-feira, 24.

3 A ideia é, após firmar a rota religiosa de forma local, a inserir no âmbito regional, com uma rota de igrejas. Pinheiro destaca que o mesmo arquiteto que projetou a Igreja Matriz, Simon Gramlich, também fez as igrejas localizadas em Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Sinimbu.

4 De acordo com o coordenador do Departamento de Turismo, Marquardt já prepara a Aturvarp para esta rota religiosa regional, com a inclusão de diversas cidades, inclusive Venâncio Aires.

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido