Rotary Club Venâncio Aires recebeu, no dia 17 de dezembro, a láurea Lockhart-Galant. Oferecida pelo Rotary Montevidéu, no Uruguai, a distinção destaca clubes do Distrito 4680. Alguns rotarianos se reuniram na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), à noite, para acompanhar a entrega virtual e também para prestigiar a posse de novo associado e a assinatura de termo de compromisso do Programa Empresa Cidadã da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF). A entrega da láurea Lockhart-
-Galant deveria ocorrer na capital gaúcha, em reunião integrada pelos Rotarys Montevidéu e Porto Alegre. Mas, devido à pandemia da Covid-19, foi realizada virtualmente.
O presidente do clube Montevidéu, Bartolomé Grillo, oficializou o ato, ao lado do seu
diretor de Relações Internacionais, Rodolfo Barbato. O momento histórico para o Rotary Venâncio foi acompanhado, também, pelo presidente do Rotary Club Porto Alegre, Cláudio Carvalho Melo, pelo governador do Distrito 4680 (gestão 2020/2021), Pedro Avelino Sadosky Trindade, pelo past governador Joseph Michel Fayad (2019/2020), pelo governador eleito Tabajara Ramalho de Andrade (2021/2022), pelo presidente do Rotary Club Satélite Novas Gerações, Fábio Wille, e pelo prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, que
destacou o Rotary Venâncio Aires como um dos melhores clubes do Brasil.
O presidente do Rotary Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira, agradeceu a Fayad pela
indicação ao clube de Montevidéu. “Estamos envaidecidos por esta láurea. Estamos recebendo este prêmio em nome de Venâncio Aires.” Lembrou, também, que o Uruguai faz parte da história do clube venâncio-airense, citando a integração com o Rotary Pando, que dá nome a uma rua da Capital Nacional do Chimarrão e vice-versa.
A láurea Lockart-Galant foi criada pelos Rotarys Montevidéu e Porto Alegre para homenagear as memórias de dois rotarianos eminentes, o uruguaio Guillermo Lockhart e o brasileiro João Galant Jr. É oferecida a clubes dos dois países em anos alternados. Nesse ano, o Rotary Club Venâncio Aires foi indicado pelo então governador Fayad para receber a distinção do clube da capital uruguaia, por se destacar na 59ª Conferência Distrital, realizada em junho.
Na ocasião, o clube venâncio- -airense recebeu a maior distinção distrital, o prêmio Ardilo Atelier Grüner.
Empresa cidadã
Outro momento que colocou o Rotary Club Venâncio Aires em novo patamar do movimento rotário, foi a assinatura de termo de compromisso ao Programa Empresa Cidadã, da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF). O documento foi firmado por João Moacir Ferreira e pela diretora da Venax Eletrodomésticos Ltda e rotariana Fabiana Bergamaschi. “Conseguimos divisar, após 71 anos de existência de nosso clube de serviço, uma Empresa Cidadã ABTRF”, comemorou Ferreira. O Empresa Cidadã é um programa de doações que atesta a responsabilidade social da organização ao torná-la parceira
do Rotary em sua obra humanitária. Através da ABTRF, as contribuições são destinadas
a projetos da Fundação Rotária no Brasil. E, conforme a doação no ano, a empresa recebe certificado e um selo eletrônico que pode ser incluído em e-mails e website como chancela de sua responsabilidade social. A empresa ainda pode oferecer um título Paul Harris emitido pela Fundação Rotária a uma pessoa de destaque em sua comunidade ou na própria organização, entre outras formas de divulgação.
Posse
A noite também foi de posse de novo integrante. O empresário Hélio Lawall retorna
ao clube que presidiu na gestão 2001/2002. “Retorno disposto e com vontade de colaborar”, disse. Ele foi apadrinhado por José Eleir de Macedo.