A era da iluminação de LED, enfim, iniciou em Venâncio Aires. Na quinta-feira, 11, integrantes das equipes do Setor de Eletrificação trocaram o ‘amarelo alaranjado’ das lâmpadas de vapor de sódio pelo ‘branco’ das novas luminárias.
A primeira via a receber o material foi a avenida Ruperti Filho, onde cada um dos 33 postes do canteiro central, entre as ruas General Osório e Armando Ruschel, recebeu quatro lâmpadas de 80 watts. O resultado foi o esperado: surpresa de quem passou pelo local e a tão falada sensação de segurança.
No início da noite de quinta-feira, o prefeito Jarbas da Rosa e o presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Tiago Quintana, estiveram no trecho iluminado. Eles lideraram breve solenidade de inauguração, ainda que informal, para divulgar a boa-nova à comunidade. “Em menos de um ano de governo, foi possível fazer a implementação da primeira rua com iluminação LED no município. Tenho orgulho de fazer parte deste trabalho, valorizando a equipe técnica que a Prefeitura tem à sua disposição. Com certeza, vai trazer mais segurança e mais beleza para a cidade. É a prova de que dá para fazer”, declarou Quintana.
SETOR DE ELETRIFICAÇÃO
Jarbas argumentou que a demanda é uma das prioridades da atual gestão, “pois é um trabalho muito importante para a melhoria da infraestrutura da cidade”.
Ele ressaltou que o processo começou pela revitalização do Setor de Eletrificação. “Pactuamos que daríamos totais condições de trabalho para os servidores. Quando assumimos, tínhamos um caminhão de 2014 à disposição, que ficava parado frequentemente. Inclusive, neste ano a gente precisou alugar um caminhão por 45 dias, uma vez que o nosso estava fora de utilização. Ao longo do ano, compramos três viaturas novas, um investimento de quase R$ 1 milhão, e deslocamos o nosso caminhão de 2014 para os trabalhos no interior”, disse o chefe do Executivo.
O prefeito também lembrou que as licitações para compra de material costumam ser demoradas, no entanto celebrou o fato de que os certames foram concluídos em tempo satisfatório, o que viabilizou que as luminárias chegassem à Capital Nacional do Chimarrão antes do fim do ano. “O importante é que as lâmpadas de LED estão aí e vamos providenciar as instalações, para que a nossa cidade fique ainda mais bonita para o período de Natal e fim de ano”, manifestou.
De acordo com o prefeito, era o trecho entre os caminhódromos Leopoldina e Grão-Pará os primeiros que receberiam as lâmpadas, mas o navio que está trazendo o material mais potente acabou se atrasando. “Mas, na segunda-feira, já vamos começar a preparar este trecho, que passa pela Osvaldo Aranha. Em breve as luminárias estarão em Venâncio”, concluiu.
Todas as luminárias LED do edital têm vida útil estimada de 80 mil horas e são prontas para telegestão. Se a Prefeitura quiser adotar a medida de controle, os drivers das lâmpadas têm estrutura para instalação de dispositivo para este fim.
“É apenas o início do trabalho. Agora, vamos dar continuidade à revitalização da iluminação em toda a cidade e também em todo o interior, tudo a seu tempo. Temos 11 mil pontos de iluminação pública em Venâncio Aires e compramos, nesta primeira leva, três mil lâmpadas. À medida que estas forem instaladas, faremos nova aquisição e, dentro dos quatro anos de governo, todos serão contemplados.”
JARBAS DA ROSA
Prefeito de Venâncio Aires
40%
é a economia estimada no consumo de energia elétrica só no trecho da avenida Ruperti Filho que já ganhou a iluminação de LED. Antes, cada posta tinha duas lâmpadas de 250 watts de vapor de sódio e, agora, há quatro luminárias de 80 watts de LED.
R$ 1,8 milhão
é o valor total investido nesta primeira compra de luminárias. No total, são 3.050 unidades, sendo que o primeiro carregamento, que já está em Venâncio Aires, tem 1.650 lâmpadas. Outras 1.400 chegam nos próximos dias. Os recursos para custeio do material são oriundos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).