O Brasil estreia no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h, contra a Sérvia. Os outros dois jogos da Seleção também ocorrem em dias de semana, à tarde: no dia 28, segunda-feira, às 13h, contra a Suíça; e 2 de dezembro, sexta-feira, às 16h, contra Camarões.
Pela tradição histórica que o futebol tem no país, no Brasil é comum escolas encerrarem as aulas mais cedo, empresas liberarem funcionários ou outros estabelecimentos fecharem por completo. Mas, legalmente, não há na legislação um ponto facultativo sobre liberação dos colaboradores e o que as empresas podem fazer são acordos sobre como será o procedimento. Segundo Marina Fonseca, que é advogada em Venâncio, por meio dos acordos, é possível diminuir a jornada de trabalho com compensação das horas; dispensar os colaboradores, por liberalidade, sem compensação da jornada; e, quando viável, na continuidade das atividades da empresa, disponibilizar estrutura para que os colaboradores assistam os jogos na empresa.
Ainda conforme ela, caso a opção seja por assistir aos jogos no trabalho, é importante estabelecer regras para esse momento, como: se poderá usar camisa de futebol, decorar o ambiente de trabalho e até mesmo utilizar instrumentos sonoros para comemoração.
“É fundamental que a empresa e os colaboradores acordem com antecedência sobre a jornada de trabalho no período da Copa do Mundo, pois como não há nenhuma previsão legal que obrigue as empresas a liberar os colaborares, não existe permissão para que estes deixem de cumprir seus horários, principalmente sem serem descontados na remuneração”, destacou Marina.
Prefeitura
A Prefeitura de Venâncio Aires deve emitir, ainda nesta semana, um decreto a respeito do atendimento da Administração Municipal nos dias de jogos do Brasil na Copa. Conforme informações da Assessoria de Imprensa, nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, o expediente encerra às 15h30min, com diminuição do horário de almoço. Já no dia 28 de novembro, haverá turno único até as 13h. Nas secretarias com atividades essenciais, como a Saúde, ou mesmo sobre o funcionamento das escolas, ainda não há definição.
Horário de bancos
• A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) definiu o horário de funcionamento das agências bancárias durante os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022.
• Quando os jogos ocorreram ao meio-dia, as agências de estados com horário igual ao horário de Brasília devem funcionar no período de 9h às 11h e das 15h30min às 16h30min.
• Quando os jogos da Seleção forem realizados às 13h, as agências que seguem o horário de Brasília funcionam das 8h30 às 11h30.
• Já quando os jogos forem às 16h, o horário de funcionamento dessas agências será das 9h às 14h.
Brasil na primeira fase
24/11 – 16h, contra Sérvia
28/11 – 13h, contra a Suíça
2/12 – 16, contra Camarões