A principal orientação para evitar o contágio por coronavírus é lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel. Porém, alguns itens do dia a dia também exigem atenção para garantir uma proteção ainda maior. Um deles é o celular.
Conforme a médica infectologista Sandra Knudsen, a limpeza do celular é muito importante e deve ser feita, de preferência, duas vezes por dia. “O mais indicado é um pano macio, úmido com água e um pouco de sabão. Também existem produtos mais específicos, à base de álcool para realizar a limpeza.” A médica reforça que o uso de álcool (puro) não deve ser utilizado.
Assim como os smartphones, teclados, mouses e controles remoto precisam ser limpos por serem usados por várias pessoas e acumularem sujeiras, a tela do celular também é uma ação preventiva contra o novo coronavírus e contra outros agentes infecciosos. Os fabricantes dos smartphones indicam que os usuários desliguem o aparelho e, com um pano macio, umedecido em uma mistura de água morna e sabão, façam a limpeza da tela.
Há também a possibilidade de se fazer a limpeza com fluídos feitos para essa finalidade, que são vendidos em lojas especializadas.
Segundo estudos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, uma tela de celular é cerca de 10 vezes mais suja do que um assento sanitário. Uma pesquisa da consultoria Dscout revelou que uma pessoas toca, em média, 2.617 vezes no celular durante o dia.
COMO LIMPAR?
• O técnico em Manutenção de Celulares Lucas Silva comenta que como os equipamentos eletrônicos têm componentes que podem oxidar em contato com a água, é preciso usar o produto correto para evitar prejuízos.
• O celular deve ser limpo com álcool isopropílico, que limpa melhor e ainda evapora muito rápido, sem deixar resíduos.
• O álcool etílico vendido no mercado tem 70% de concentração, isso significa que os outros 30% são de água. Por isso, deve ser evitado para não danificar o equipamento.
• O álcool etílico pode ser útil. Conforme Silva, pode-se usar uma pequena quantidade em um pano. “Não pode encharcar o pano”. O aconselhável é tirar a capinha do telefone e limpar os dois.
• Silva alerta: nunca limpe com o carregador conectado. De preferência, faça a limpeza com o aparelho desligado.
• Da mesma forma, o álcool em gel não é indicado. Além ter água na composição, pode conter emolientes, produtos usados para hidratar a pele, e deixar vestígios de óleo.
• Um pano umedecido também pode ser útil. “Passe um pouco de sabão, e passe no aparelho e logo em seguida utilize papel higiênico seco para tirar o excesso.”