
Venâncio Aires - Documentos históricos apontam que a primeira Festa de São Sebastião Mártir foi realizada em 1876, em formatos bem diferentes que hoje, da qual participaram, em maioria, moradores livres originários do Arquipélago dos Açores, em Portugal, e escravos negros trazidos da África. Diz a história, que o evento iniciou com uma procissão e culminou com um churrasco, dando origem à festividade. Na época, Venâncio Aires pertencia à Paróquia de Santo Amaro.
O primeiro festeiro documentado oficialmente consta em uma lembrança da festa de 1914, apresentando o nome de Rudulfo Appelt. O seguinte nome de festeiro que aparece é Osvaldo Selbach, em 1925. Até 1960, existia somente um casal de festeiros a cada festa. A festa de 1961 foi a primeira com dois casais, mas foi somente em 1980 que, efetivamente, as festas começaram a contar com dois ou mais cais festeiros. E, a partir de 1992, todas festas passaram a ser promovidas com três casais na organização.
Marlon Borre e Nair Milene Barbosa

O casal Marlon Borre, de 38 anos, e Nair Milene Barbosa, de 35, tem uma filha, a Manuela Barbosa Borre, que tem 2 anos, e já acompanha a caminhada dos pais na divulgação na festa do jubileu do padroeiro de Venâncio Aires. Além de festeiros, Marlon é empresário e Nair trabalha como auxiliar financeiro.
Oriundo da Comunidade São Francisco Xavier, do bairro São Francisco Xavier, o casal já soma um histórico de dedicação e voluntariado. Eles foram festeiros da festa da mesma Comunidade no ano de 2019. Marlon também tem duas passagens pela presidência da comunidade, nos anos de 2024 e 2025. Em 2026, ocupa a vice-presidência. Além disso, Marlon integra do Rotary Club Venâncio Aires. Na Festa do Bastião, já participaram como voluntários em edições anteriores.
Para os 150 anos da festa, o casal destaca que espera que as programações sejam marcadas por muita fé, união e renovação. “Que seja uma celebração marcada pelo fortalecimento da fé da comunidade, com união dos fiéis, voluntários e famílias, todos caminhando juntos”, destaca Nair.
Ela complementa a gratidão pela caminhada até agora e por todos que fizeram parte e construíram a história da festa ao longo dos anos. “Alegria e participação, sentindo São Sebastião Mártir presente em cada momento. Que os 150 anos não sejam apenas uma festa, mas um marco de fé viva, testemunho e missão”, enfatiza.
César Alexandre Gonçalves e Mariza Schmidt

Moradores de Linha Cerro dos Bois, interior de Venâncio Aires, o casal César Alexandre Gonçalves, de 45 anos, e Mariza Schmidt, de 40, espera que a festa seja marcada por muita fé e devoção a São Sebastião Mártir. Junto com as duas filhas, Thalia Eduarda Gonçalves, de 7 anos, e Thais Amanda Gonçalves, 21, são ligados à Comunidade Menino Jesus de Praga, que fica também em Cerro dos Bois. Enquanto Mariza se dedica à agricultura, Cesar trabalha como operador de caldeira.
Segundo eles, a expectativa é bastante grande e esperam da festa um forte simbolismo de fé, de devoção a Cristo – a exemplo de São Sebastião –, e união. “Que todos os voluntários sirvam com toda a alegria e sejam muito recompensados”, destaca Mariza.
“A mensagem que deixamos ao povo de Venâncio Aires é que venham e participem junto conosco dessa festa jubilar que está sendo preparada com muito carinho por muitas pessoas à nossa querida população”, complementa César.
Romeu Fagundes e Maria Terezinha Schmidt Hanzen

O casal Romeu Luiz Fagundes, de 65 anos, e Maria Teresinha Schild Hanzen, 60 anos, tem uma vida voluntária que transcorre há muitos anos junto a Comunidade São Lucas, do bairro Aviação, a qual integram há mais de 30 anos. Eles foram festeiros da festa da comunidade em 2023. Durante a caminhada, ainda foram catequistas da Eucaristia, e atuaram na animação das celebrações e secretários do Conselho Administrativo da comunidade. Junto à Paróquia São Sebastião Mártir, participam do Movimento de Cursilhistas desde 2019.
Romeu tem três filhos, sendo André Fagundes, casado com Marcela Fagundes; Felipe Fagundes, casado com Paula Fagundes; e Guilherme Fagundes. Já Maria Teresinha tem um casal de filhos: sendo Carina Hanzen casada com Fernando Gollmann; e Vinícius Gabriel Hanzen.
Para a festa, o casal festeiro tem a expectativa de que o evento será memorável, com os fiéis buscando a intercessão do santo padroeiro São Sebastião. “Que esta festa seja uma jornada espiritual que atravessa gerações, preservando cultura e a fé local, com objetivo de honrar as histórias e devoção a São Sebastião”, destaca Maria Teresinha.