Liliane é a coordenadora da Sala do Empreendedor (Foto: Prefeitura/Divulgação)
Liliane é a coordenadora da Sala do Empreendedor (Foto: Prefeitura/Divulgação)

Venâncio Aires - Os primeiros meses do ano são tradicionalmente marcados pelo pagamento de taxas e impostos, período que também acaba sendo aproveitado por golpistas para a prática de crimes. Diante disso, a Sala do Empreendedor alerta especialmente os Microempreendedores Individuais (MEI) para que redobrem a atenção e confirmem a veracidade de contatos recebidos por e-mail, telefone ou mensagens que façam referência a cobranças de valores.

De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor, Lilliane Wagner, antes de efetuar qualquer pagamento, é fundamental buscar orientação. “Alertamos que, antes do pagamento de qualquer boleto recebido por e-mail ou mensagem, o empresário tire suas dúvidas junto ao seu escritório de contabilidade ou diretamente conosco, na Sala do Empreendedor, de forma presencial ou pelo WhatsApp (51) 2183-0243”, orienta.

Lilliane reforça ainda que o único valor obrigatório pago pelo MEI é a guia mensal do DAS-MEI, que pode ser emitida diretamente no Portal do Empreendedor ou com o apoio da Sala do Empreendedor. “Não existem outras taxas obrigatórias”, enfatiza.

A coordenadora destaca que o setor tem recebido relatos frequentes de golpes, nos quais empresários recebem e-mails cobrando supostas taxas para manter a empresa regular. “Em muitos casos, essas mensagens vêm acompanhadas de uma ‘notificação extrajudicial’, afirmando de forma enganosa que o empreendedor poderá ser negativado ou ter restrições de crédito caso não pague. Isso é golpe”, alerta. A Sala do Empreendedor funciona junto ao espaço Venâncio Empreendedor, localizado na rua Tiradentes, nº 1060, e está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas dos empreendedores do município.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)