Em conferência virtual com o governador Eduardo Leite, na segunda-feira, 30, o deputado Heitor Schuch cobrou apoio junto ao governo federal pela liberação de um auxílio emergencial para os agricultores gaúchos atingidos pela seca. A chamada Bolsa Estiagem, que já havia sido inclusive anunciado para a executiva gaúcha em reunião no dia 11 de março, em Brasília, seria no valor de R$ 3 mil por família.
O deputado pediu que o o governador interceda diretamente junto ao Ministério da Cidadania, pasta responsável pelas ações sociais. “Na ocasião, o ministro Onyx Lorenzoni garantiu que iria conseguir efetivar a Bolsa Estiagem, faltando apenas a definição do modelo e como seria o processo de repasse do recurso. Só que até agora nada de concreto foi feito”.
O parlamentar reforçou a situação desesperadoras em que se encontra a agricultura do Rio Grande do Sul, sem chuva substancial há mais de 40 dias, e perdas irreversíveis na lavoura e na pecuária. Somado a esse cenário, a crise provocada pelo novo coronavírus, que também atinge o setor, com o cancelamento de feiras que afetam a vendas de produto, entre outros problemas.