Durante muito tempo o conceito de inovação parecia algo distante da realidade das micro e pequenas empresas, porém, o Programa ALI do Sebrae, em parceria com o CNPq, vem quebrando esse paradigma e, desde 2008, trazendo inovação para os pequenos negócios de todo o país, de forma gratuita e com o acompanhamento de especialistas, os Agentes Locais de Inovação (ALIs).
O programa faz parte do Brasil Mais e tem como objetivo o aumento da produtividade empresarial. Para isso, conta com uma metodologia de gestão ágil, desenvolvida pelo Sebrae e aplicada pelos agentes do programa. O programa passa por todas as áreas da empresa e para isso utiliza ferramentas como: diagnóstico empresarial, priorização de problemas, plano de ação, desenvolvimento de soluções e plano de implementação.
Além dos recursos metodológicos, também há a troca de experiências com outros empresários participantes do programa, participações em eventos especiais como a rodada de negócios do Sebrae RS, além de muito conhecimento sobre temas diversos oferecidos pelo programa.
Os resultados para as empresas têm sido expressivos, conforme destaca a consultora Sênior do Programa, Bianca Carvalho. “Todas as empresas que já tiveram a oportunidade de participar do programa relatam que a experiência foi um divisor de águas no seu negócio.
Afinal, o empresário lida com inúmeras questões no cotidiano empresarial e, às vezes, falta tempo ou pessoas para auxiliar nas questões estratégicas. Nosso programa auxilia para um momento de avaliação, organização e planejamento das ações da empresa”, frisa Bianca.
INSCRIÇÕES
Além de gratuito, o programa tem a duração de quatro meses e a sua metodologia é atualizada a cada dois anos, sendo uma oportunidade de atualização, melhoria de gestão e inovação contínua.
As inscrições podem ser feitas por meio do site. Atualmente, a região dos Vales do Rio Pardo e Taquari conta com quatro Agentes Locais de Inovação e cada um pode atender até 25 empresas e, por isso, as inscrições são limitadas.