Com 1.459 inscritos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve iniciar em maio a distribuição das composteiras do Programa Compostagem Doméstica. A ação fará parte das atividades em comemoração aos 130 anos de Venâncio Aires.
O período de inscrição encerrou na terça-feira, 20, e de acordo com a coordenadora do projeto, Carin Gomes, a partir de agora, com os dados dos contemplados, a equipe da secretaria fará contato para marcar a distribuição do material. Além da composteira, será fornecido manual de compostagem e vídeos com orientações sobre o processo, além de utensílios e produtos para o processo compostagem de resíduos.
A equipe técnica da secretaria ainda vai fazer o acompanhamento às pessoas que receberam a composteira, para a realização do processo de compostagem e o uso adequado do adubo e do biofertilizante, resultantes do processo.
O programa
O Programa de Compostagem Doméstica tem por objetivo melhorar a gestão dos resíduos sólidos do município, através do incentivo à compostagem doméstica, incentivando a separação adequada dos resíduos (recicláveis, rejeitos e orgânicos).
Através da compostagem uma parcela significativa dos resíduos orgânicos deixará de ser encaminhada ao aterro sanitário e passará a ser matéria prima para produção de um excelente adubo orgânico e biofertilizante. A iniciativa deve possibilitar melhorias ambientais e econômicas para Venâncio.