Secretários de Venâncio avaliam a participação na Feira de Hannover, na Alemanha

-

Uma semana de imersão em um ambiente que proporciona conhecimento acerca do que há de mais tecnológico no mundo. Esse é o pensamento médio dos integrantes da comitiva de Venâncio Aires que, nessa sexta-feira, 4, iniciou o retorno de Hannover, na Alemanha, onde foi realizada a Hannover Messe.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Governança, Marcos Hüttmann e Tiago Quintana, respectivamente, e os sócios da Evaporsul Vaporizadores, Carlos André Silveira e Cristiano Leandro, além de visitarem a feira, tiveram oportunidade, por exemplo, de conhecer a fábrica da Volkswagen, na cidade de Wolfsburg.

“Venâncio Aires tem representantes em Hannover há, pelo menos, uma década. Marcamos presença, mais uma vez, para que possamos continuar estreitando os relacionamentos com empresários, investidores e profissionais. Além disso, levar o nome do nosso município a um evento como esse é uma estratégia de desenvolvimento”, comentou Quintana.

Ele ficou impressionado tanto com a estrutura da feira, quanto com o complexo fabril em Wolfsburg, “São mais de 60 mil funcionários, produzindo 2,4 mil veículos por mês, todos já vendidos. Não é para estocar, mas para atender à demanda, porque já houve a comercialização”, disse, acrescentando que 80% da produção é automatizada, com emprego de robôs e, inclusive, a fábrica tem uma usina de energia própria, que alimenta toda a planta e também pode dar suporte à cidade.

Hüttmann destacou a integração muito forte entre os setores público e privado e lembrou que, em relação à fábrica da Volks, até linhas de trem passam por dentro do complexo, tanto para transporte de matéria-prima quanto de trabalhadores. “No deslocamento, foi possível ter uma noção da infraestrutura rodoviária, que é espetacular. Todas as vias são de três pistas, no mínimo, bem sinalizadas e com viadutos”, afirmou. A automação, de acordo com o secretário, esteve em pauta o tempo todo, seja na feira ou nas visitas técnicas a empresas. E, em razão disso, a comitiva ouviu muito a respeito de escassez de mão de obra, problema que já começa a afetar de forma mais significativa a produção brasileira e que já é realidade em Venâncio Aires. “Ficamos felizes por já estarmos caminhando nesse sentido, com o programa Qualifica Venâncio”, ressaltou.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido