Semana será de altas temperaturas na região

-

Água fresca, sombra, roupas leves, protetor solar, sombrinhas, chapéus e bonés, e banhos de rio e piscina para se refrescar são a pedida para esta semana, quando as previsões indicam que as temperaturas máximas devem passar dos 40 graus.

Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, da quarta-feira, 12, até a sexta-feira, 14, os dias serão de muito sol e ventos aquecidos vão gerar intensa sensação de calor. Pede-se cuidado com os altos índices de radiação solar e baixa umidade do ar. As temperaturas máximas variam de 39 a 41 graus nestes dias.

A meteorologista do NIH, Maria Angelica Gonçalves Cardoso, confirma que, com a predominância de uma massa de ar seco durante a semana na região, o sol, calor intenso e baixa umidade devem prevalecer. “Espera-se um aumento de 1 a 2 graus a cada dia, com isso, lá por quarta e sexta-feira teremos temperaturas bem elevadas, mas bem típicas da estação, pois estamos no verão. As temperaturas podem chegar facilmente em torno dos 40 graus entre quinta e sexta-feira. Os ventos do quadrante Norte, vindos do interior do continente, tendem a agravar a sensação de calor”.

No entanto, Maria assegura que recordes de calor com temperaturas em torno de 50 graus não vão acontecer. “Podemos ter um novo recorde de temperatura para janeiro, com temperaturas em torno dos 41 e 42 graus, mas nada fora do normal”.

Ela explica que este calor está acontecendo pela atuação de um bloqueio atmosférico. “A posição da circulação dos ventos em altitude impede que os sistemas meteorológicos se desloquem, impedindo que novas frentes frias avancem pelo estado. Por isso, a onda de calor persiste no Sul”. Segundo a meteorologista, a tendência é que chuvas mais generalizadas ocorram entre a terça-feira, 18, e quarta-feira, 19, e assim, aliviar um pouco a sensação de calor.

Cuidados com

Rosalina tem cuidados com o verão e as altas temperaturas.

o calorão

A aposentada Rosalina da Silva, 67 anos, estava caminhando pelo Centro de Venâncio Aires na tarde de ontem, quando a reportagem da Folha do Mate lhe abordou para comentar sobre o calor extremo. Ela afirma que evita sair de casa em dias muito quentes, apenas quando há necessidade. “Em casa tenho bastaste sombra, tomo água e sucos bem gelados”.

A moradora do bairro Battisti tem cuidados com a pele, principalmente no rosto e braços, onde a exposição é maior. Ela comenta usar bastante filtro solar e hidratantes. Rosalina também destaca que dá preferência para roupas mais leves.

Dicas para se proteger do calor intenso

  • É recomendado o uso de filtro solar com proteção para UVA e UVB, com fator de proteção solar (FPS) superior a 50.
  • As práticas de atividades físicas, devem ser realizadas preferencialmente antes das 10h e após as 16h, evitando a exposição nos horários de maior radiação solar e baixa umidade do ar.
  • É indispensável a hidratação constante. Mesmo que não sinta sede, com a baixa umidade relativa do ar devemos tomar cuidados extras com a desidratação.
  • 5,2 é a média de milímetros de chuva registrados entre o dia 1º de janeiro e o dia 9 de janeiro deste ano, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em uma das estações localizadas no Centro de Venâncio Aires. Em outra estação, localizada em Centro Linha Brasil, o pluviômetro o acumulado de janeiro é de 26,2 milímetros.

Temperaturas mínimas e máximas desta semana

  • Hoje, 11: mínima de 19ºC e máxima de 37ºC
  • Amanhã, 12: mínima de 20ºC e máxima de 39ºC
  • Quinta-feira, 13: mínima de 20ºC e máxima de 40ºC
  • Sexta-feira, 14: mínima de 24ºC e máxima de 41ºC
  • Sábado, 15: mínima de 25ºC e máxima de 39ºC
  • Domingo, 16: mínima de 25ºC e máxima de 39ºC

Estado não deverá registrar temperaturas de quase 50 graus

Com projeções de que no próximo fim de semana no Rio Grande do Sul poderia ter marcas próximas dos 50 graus – o que seria um recorde registrado nos últimos 100 anos – a MetSul Meteorologia explica que antes há muitos fatores a serem considerados.

Quem tem previsto um aumento drástico na temperatura em solo gaúcho é um modelo meteorológico norte-americano GFS. Segundo a projeção, há possibilidade de temperatura de 47 graus na área de Porto Alegre nesta semana. Mas, conforme a MetSul, essas ondas de calor têm aparecido em diversos sites e aplicativos que oferecem previsão do tempo gerada por computador, a partir de um ou mais modelos, sem consulta de um meteorologista.

Por isso, para a MetSul, esse modelo projetado é um misto de cautela e atenção. “Mesmo que o modelo esteja exagerando, há uma sinalização de risco de um evento extremo. Nesse sentido, a previsão do tempo pelos meteorologistas não é feita valendo-se de um só modelo”, destacou a meteorologista e sócio-diretora da Metsul, Estael Sias.

*Com informações do site da MetSul Meteorologia e colaboração da repórter Débora Kist

O que é um modelo meteorológico

1. De acordo com a MetSul, são previsões feitas por supercomputadores, que analisam inúmeros cálculos a partir de equações matemáticas realizadas em determinado número de horas a partir das observações de satélites, estações de superfície e outros equipamentos.
2. A partir do processamento destes dados, que são indexados no computador, são feitas simulações futuras.
3. As projeções de modelos para sete a dez dias no verão são menos confiáveis do que no inverno, segundo a MetSul.
4. Isso porque a atmosfera mais quente e instável facilita mudanças radicais e frequentes. Em contrapartida, no outono e no inverno as previsões costumam ser mais regulares e com menos alterações.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate
 


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido