“Ser servidor público significa trabalhar para a população”, destaca morador de Mato Leitão

-

á 26 anos, Adriano Nestor Schmitt, 62 anos, atua como servidor público concursado da Prefeitura de Mato Leitão. A admissão ocorreu em 1º de fevereiro de 1994, quando a Cidade das Orquídeas ainda não tinha completado dois anos de emancipação – o aniversário do município é em 20 de março. Isso o torna um dos servidores mais antigos ainda em atividade no Município.

Schmitt relata que, antes de ser servidor público, trabalhava na lavoura. Como o trabalho agrícola passava por dificuldades, ele viu no concurso público uma oportunidade de mudar de vida e ter mais estabilidade. Antes de participar do certame, ele trabalhou durante um ano como operador de máquinas contratado.

Depois, realizou a prova para o mesmo cargo e garantiu uma vaga efetiva. “Tenho muito orgulho de ter feito o concurso, passado e estar há anos servindo a população”, destaca. Durante quase 15 anos, contando apenas o tempo como concursado, ele desempenhou a função de operador de máquinas. Por essa razão, acompanhou e participou do crescimento da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito e do desenvolvimento de Mato Leitão.

Schmitt recorda que, no início, a pasta não tinha um galpão próprio e as máquinas, herdadas de Venâncio Aires, eram precárias. Na época, a equipe era formada por seis profissionais e o secretário. Seis meses depois, foi construído um espaço e foi adquirida uma patrola, o que colaborou para o desenvolvimento do setor.

De acordo com ele, os primeiros anos da secretaria foram mais difíceis, em especial, porque faltava maquinário, uma vez que era o início do Município. Mais tarde, Schmitt participou da inauguração da atual sede da Secretaria de Obras, localizada na rua Arnaldo Bourscheidt.

Mudança de Função

Há cerca de 10 anos, Adriano Schmitt atua como motorista. A mudança de função aconteceu após ele ficar afastado durante 11 meses para realizar um tratamento contra o câncer, que envolveu, inclusive, um procedimento cirúrgico. Por orientação médica, ele precisou ser realocado, uma vez que não podia mais desempenhar atividades que exigissem excessivo esforço físico.

Como motorista, ele atua, principalmente, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Entre as atividades desempenhadas, ele menciona as tarefas diárias da pasta, o transporte das soberanas das Festas do Colono e das Orquídeas e ainda o deslocamento das plantas durante exposições das quais os integrantes do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) participam, o que lhe possibilitou conhecer muitas cidades do Rio Grande do Sul.

Para Schmitt, o Dia do Servidor Público, que foi comemorado ontem, é uma data importante para valorizar esse profissional. “Ser servidor público significa trabalhar para a população”, destaca. Ele também ressalta que, entre as obrigações de quem desempenha essa função, estão cumprir o horário, zelar e ser responsável pelo bem público e ser participativo.

Lembranças

O motorista guarda muitas lembranças que o marcaram durante todos esses anos. Uma delas foi quando foi realocado para cargo de motorista e os agricultores que ele costuma atender quando solicitavam algum serviço da Secretaria de Obras diziam que sentiam sua falta. “Isso me fez perceber como as pessoas valorizavam meu trabalho”, relata.

Outro ponto lembrado por ele é a boa relação com os secretários, prefeitos e colegas de todos os setores. “Nunca tive atritos e sempre respeitei o próximo.” Ele também ressalta a importância do servidor público honrar a sua classe e valorizar a profissão. “Que seja um dia de lembranças e que cada um continue se dedicando.” O profissional ainda reforça que todas as Administrações Municipais sempre valorizaram e cuidaram do bem-estar dos servidores.

Desde março, Schmitt está afastado das tarefas porque faz parte do grupo de risco do coronavírus. Faltam dois anos para ele se aposentar. E ele já adianta que, quando isso acontecer, vai sentir muita falta dos colegas de trabalho.

“É fundamental para quem exerce a função ter presente o caráter de servir”

Presidente da Associação dos Servidores Públicos de Mato Leitão (Aspumale), Gelson Inácio Heinen reforça a ideia de que o servidor público está servindo a comunidade e o Município. “É fundamental para quem exerce a função ter presente o caráter de servir”, ressalta. Ele ainda observa que existem servidores que atuam na Prefeitura desde o início do Município e, por essa razão, acompanharam o crescimento e a evolução da cidade, além de terem tido sua parcela de colaboração.

“A importância do servidor público está nisso: dele, através do seu trabalho, participar desse crescimento do município e se colocar a serviço da comunidade, principalmente”, argumenta. Ele ainda observa que, além de o servidor ganhar o sustento a partir desse trabalho, ele contribui para o bem-estar e o crescimento do Município e da população. “Que tenhamos sempre presente que não estamos ali apenas para trabalhar e receber o nosso salário. Fizemos parte de um todo. Estamos inseridos na comunidade”, acrescenta ele, que atua como dentista na rede pública de Mato Leitão.

Heinen ainda agradece o empenho de todos os colegas servidores. “É importante que eles se sintam homenageados e que sintam renovada a vontade de continuar prestando esse serviço para a comunidade.”

Anualmente, a Aspumale realiza um almoço ou uma janta para comemorar a data. Neste ano, por causa da pandemia de coronavírus, a atividade não ocorrerá. Contudo, os integrantes da entidade avaliam a possibilidade de promover uma confraternização no fim do ano.

1º concurso público de Mato Leitão

O primeiro concurso público do Município ocorreu em 25 de novembro de 1993 e a homologação dele foi feita em 24 de janeiro de 1994. Conforme informações do setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura, foram ofertados os seguintes cargos: operário, carpinteiro*, motorista, pedreiro, operador de máquinas, auxiliar de serviços agropecuários*, servente, auxiliar administrativo, operador de computador*, fiscal, tesoureiro, oficial administrativo e técnico contábil*.

*Cargos atualmente extintos

Curiosidades

  • O número de servidores concursados ativos em Mato Leitão é 175. Além disso, há 17 servidores inativos e quatro pensionistas.
  • A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto é a que conta com o maior número de servidores concursados. São 90. O segundo lugar é ocupado pela Saúde, com 41, e o terceiro pela Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, com 19.
  • O número de concursos públicos já realizados na Cidade das Orquídea é 25. O último certame foi realizado em novembro de 2016.


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido