

Venâncio Aires - Com base nas informações de agosto de 2025 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Agência FGTAS/Sine contabiliza 3,1 mil trabalhadores no setor metalmecânico, um dos segmentos industriais mais tradicionais de Venâncio Aires. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, são 291 empresas no segmento metalmecânico, contemplando, por exemplo, manutenção, fabricação de equipamentos agrícolas e industriais, fogões e refrigeração, serviços de usinagem e tornearia.
O setor também tem participação importante na economia do município. O metalmecânico está dentro de dois grupos de atividades econômicas de geração de Valor Adicionado: a indústria de transformação (que em 2024 chegou a R$ 733,1 milhões – 16,24%) e a indústria de montagem (que chegou a R$ 27,4 milhões em 2024 – 0,61%).
Entre as maiores empresas, está a Venax Eletrodomésticos, que emprega 450 pessoas e completou 40 anos em 2025. Os principais produtos são as linhas de fogões a lenha, fogões a gás e refrigeradores, com foco no mercado brasileiro. “Esse ano completamos 40 anos e seguimos com grande expectativa para a construção da nova fábrica, que ainda estamos aguardando licença. Enquanto isso, seguimos o trabalho, com uma grande equipe, levando esse legado para sempre melhorar”, destaca a diretora da Venax, Fabiana Bergamaschi.
*Material originalmente publicado na Revista Perfil Socioeconômico 2025/26.