Por Luana Schweikart
Tem sido frequente a interrupção do funcionamento da sinaleira instalada no trevo do bairro Coronel Brito, na RSC-453. Diversas reclamações sobre a situação chegam à redação da Folha do Mate, especialmente de moradores preocupados com a insegurança do trânsito no local.
O morador Vinícius Kist Stertz seguidamente presencia momentos em que a sinaleira para de funcionar. De acordo com o auxiliar administrativo, ela já não funciona desde a sexta-feira, 8. Ele relata que, toda vez que o semáforo para de funcionar, o problema leva em média uma semana para ser resolvido.
Stertz conta que o principal risco ocorre nos momentos de pico, entre as 7h e 7h30min e das 17h às 17h30min, quando um grande número de veículos ficam enfileirados, causando congestionamento. “Outro problema é com as pessoas que vêm de fora e não sabem que o local tem sinaleira, mas não está funcionando. Passam muito rápido e podem provocar acidentes graves”, observa.
Segundo o o chefe do Departamento de Trânsito, Leandro Miguel Glier, e o assessor da Secretaria de Segurança Pública e coordenador do Deparamento de Trânsito, Jair Amadeu Garcia da Rosa, a sinaleira do local foi licitada e instalada pelo Município.
Há a hipótese de o problema ter sido originado devido uma mudança de tensão que teria queimado a placa de potência. A equipe já se deslocou até o local para reiniciá-la. Porém, após algumas horas, a sinaleira volta a ficar em ‘amarelo piscante’ novamente.
De acordo com Garcia, já foi feito contato com os técnicos da região, porém, a equipe que realiza os consertos só começou a trabalhar no sábado, 9. A primeira visita estava marcada para a terça-feira, 12, porém não aconteceu. A visita foi remarcada para hoje, a partir das 10h, quando será feito um levantamento e orçamento para conserto da sinaleira.
General Osório
Da mesma forma que a sinaleira do trevo da Coronel Brito está com problemas de funcionamento, outra também está na mesma situação, na esquina das ruas General Osório e Coronel Agra, próximo ao Mercado Dobom. Glier destacou que essa também será avaliada pelo técnico na manhã de hoje.