
Assim como Venâncio Aires e outros municípios da região, Mato Leitão também foi fortemente atingido pelo temporal na noite desta terça-feira, 16. Segundo o prefeito Carlos Bohn, desde a noite de ontem equipes da Prefeitura trabalham para desobstruir vias que foram interrompidas pela queda de árvores.
“A situação é bastante grave, tivemos muitos estragos. Muitas árvores caíram e casas destelhadas ”, informou Bohn. Outro problema registrado na Cidade das Orquídeas envolve a instabilidade no sinal de telefonia, o que tem dificultado a comunicação entre as pessoas, especialmente para pedir ajuda. No Centro, a energia elétrica foi restabelecida por volta de 10h30min.
Na manhã desta quarta-feira, 17, a procura por lonas na Secretaria de Obras, Viação e Trânsito era bastante grande e a orientação da Administração Municipal é que quem precisar de ajuda procure a sede da pasta, localizada na rua Arnaldo Bourscheidt, 1221. “O mais urgente nesse momento é a distribuição de lonas, para que as pessoas não percam os itens que têm dentro de casa. Está se fazendo o essencial”, reforçou o chefe do Executivo.
Equipes da Secretaria de Obras continuam circulando por todas as localidades de Mato Leitão, tendo em vista que pela avaliação inicial todo o município foi atingido pelo evento climático.
Casa é atingida por árvore
Em Vila Santo Antônio, no interior da Cidade das Orquídeas, uma residência foi atingida por uma árvore. A auxiliar de produção Íris Gonçalves de Jesus, 35 anos, estava em casa com o filho Arthur Henrique de Jesus Flores, 11 anos, quando o fato aconteceu.
Os dois estavam no quarto, quando ouviram o barulho. A árvore, um plátano centenário que estava plantado às margens do arroio Grande, que passa nos fundos da propriedade, atingiu, principalmente, a área onde ficava a cozinha. Íris conseguiu pedir ajuda para a vizinha do lado para sair da residência acompanhada do filho e os dois não se feriram.
“Foi um livramento de Deus. Por pouco eu não saí do quarto para ir à cozinha me abrigar na hora que começou o vento. Não tem mais como morar nessa casa e também molhou praticamente tudo, não vou ter como aproveitar quase nada, mas agradeço a Deus por estarmos com saúde. Foi um susto muito grande, estou tremendo até agora”, relatou.
Passo do Sobrado
Em Passo do Sobrado, na noite desta terça-feira também foram registrados vento forte e chuva intensa, o que ocasionou alguns destelhamentos e a falta de energia elétrica. Segundo o prefeito Edgar Thiesen, os Bombeiros Voluntários do município atenderam algumas ocorrências na divisa com Vale Verde.
Em razão da falta de energia elétrica, houve problemas no abastecimento de água, que é feito por meio de poços artesianos. “Tivemos problemas com galhos de árvores na pista, que já foram removidos, e hoje, por volta de 9h30min, a luz retornou no Centro, e a perspectiva do retorno da água em breve. Em comparação com a região, Passo do Sobrado não foi tão atingido pelo que temos visto”, avaliou Thiesen.
Em Vale Verde, a informação inicial do prefeito Carlos Gustavo Schuch, enviada no início da manhã desta quarta-feira, era de que o município não registrou grandes prejuízos.