Iniciadas em 2020, as reformas na parte externa do prédio da Prefeitura de Venâncio Aires ainda não foram concluídas. Para terminar o ponto que falta, na lateral junto à rua General Osório, será necessário desligar a energia elétrica.
Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, há cabos de alta tensão muito próximos da parede, o que inviabiliza o uso de andaimes e se torna arriscado para os profissionais. “Por questões envolvendo recursos humanos, a empresa alegou que não poderia fazer o desligamento aos fins de semana e a opção seria um feriado. Não fizemos nesse fim de ano para não afetar o comércio. Então temos uma previsão, que ainda precisa ser autorizada pela RGE, para desligar no próximo feriado municipal.”
A data referida é 20 de janeiro, dia de São Sebastião Mártir, uma quinta-feira. Portanto, até o fim do mês, existe a possibilidade de terminar a reforma. “É o que falta terminar. Lixar uma parte e pintar, porque toda a frente da rua Osvaldo Aranha está pronta”, comentou o secretário.
A reforma na Prefeitura começou em outubro de 2020 e, na época, o prazo estimado para execução da obra era de três meses, dependendo das condições do clima. Já em 2021, o trabalho foi suspenso depois que a vencedora da licitação não cumpriu o cronograma previsto em contrato. Dessa forma, outra empresa assumiu o trabalho depois de encerrados os trâmites da rescisão.
Além da pintura, a reforma previa reparo nos pilares e limpeza dos condicionadores de ar – custo total de R$ 81,8 mil.