Trabalhadores já podem solicitar a Carteira de Trabalho Digital

-

A partir desta semana, os brasileiros passaram a contar com a Carteira de Trabalho Digital. Trata-se de um documento em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física.

Em Venâncio Aires, a Agência FGTAS/Sine já iniciou o trabalho de orientação. Segundo o coordenador local, Adriano Costa, os interessados devem fazer um cadastro individual e depois baixar o aplicativo no celular. “Quem não quiser, pode continuar com o documento físico, até porque não há nenhuma regulamentação nos dizendo para parar com o serviço.”

Ainda conforme Costa, a agência de Venâncio tem entre 200 e 230 solicitações de carteiras de trabalho por mês. Os documentos são gerados e impressos no Ministério do Trabalho, em Santa Cruz do Sul. Geralmente, eles são enviados na mesma semana do pedido.

FACILIDADES

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no site.

eSocial

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Com as novas regras, as anotações que antes ficavam no ‘caderninho azul’ passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente.

*Com informações Agência Brasil.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido