Cavalgada da Chama Crioula do CPF Terra de um Povo no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (Foto: Arquivo pessoal)
Cavalgada da Chama Crioula do CPF Terra de um Povo no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (Foto: Arquivo pessoal)

A 76ª geração e distribuição da Chama Crioula, um dos maiores símbolos da cultura gaúcha, ocorreu em Caxias do Sul, no fim de semana. O ato solene, com a presença de aproximadamente 1,5 mil cavaleiros, oriundos das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), marcou a abertura dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

De Venâncio Aires, estiveram prestigiando a programação os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Chaleira Preta, Lenço Branco e Erva Mate; o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de um Povo; e o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição. Já da 24ª RT, foram 22 entidades, 171 cavaleiros e outras 98 pessoas na equipe de apoio.

CTG Erva Mate chega no sábado, 23, no Parque do Chimarrão (Foto: Arquivo pessoal)

Cavalgadas da Chama Crioula

Após as cerimônias, tradicionalistas iniciaram roteiro a cavalo, retornando para suas cidades de origem, conduzindo a centelha da Chama Crioula. No caso do CTG Erva Mate, entidade tradicionalista mais antiga de Venâncio Aires, e que alcança a 43ª cavalgada, o roteiro de aproximadamente 160 quilômetros será concluído no sábado, 23, quando devem chegar na sede, localizada no Parque do Chimarrão. O CPF Terra de um Povo tem um percurso estimado de cerca de 170 quilômetros, e a chegada na Capital do Chimarrão está programada para a quinta-feira, 21, na propriedade da família Pristsch, em Linha Olavo Bilac.

Cavalgada da Integração, em Caxias do Sul (Foto: Arquivo pessoal)

Já a Cavalgada da Integração, que reúne os CTGs Querência da Mata, de Mato Leitão, e o Chaleira Preta e Lenço Branco, de Venâncio Aires, percorrerá, no total, 200 quilômetros. A comitiva projeta chegar em Mato Leitão nesta quinta-feira, 21, no Parque Municipal de Eventos, em Vila Santo Antônio. Nos dias seguintes, os cavalarianos se deslocam até Venâncio Aires, passando pelas sedes dos CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.