
Venâncio Aires - O tradicional desfile de rua do Carnaval de Venâncio Aires será realizado nos dias 14 e 16 de fevereiro, sábado e segunda-feira, com início às 19h30min. Até o momento, estão confirmadas três escolas de samba. Vão descer a Rua Grande as escolas Unidos da Vila Freese, Acadêmicos do Samba Négo, (que não desfilou em 2025 e volta neste ano) e Fiel Tribo Guarani. O percurso do desfile será na rua Osvaldo Aranha, no trecho compreendido entre a esquina com a rua Conde D’Eu até o antigo prédio do Santander, na esquina com a rua Barão do Triunfo.
Além disso, no dia 15, haverá o Bailinho da Osvaldo, com início às 19h. São atrações confirmadas Schê Rodrigues e Banda e o Grupo Mistura Aí, com encerramento previsto para a meia-noite. Segundo o presidente da Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva), Valdir Ferreira, que também ocupa o posto de Rei Momo, a expectativa é repetir o sucesso do ano passado, com a possível participação de escolas de samba de outros municípios. “Estamos em tratativas sobre essa questão, a intenção é de ter alguma escola convidada, sim”, destaca.
Fenachim 40 anos, 90 anos do Négo e religião de matriz africana serão temas dos desfiles
A Fiel Tribo Guarani prestará homenagem aos 40 anos da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) no Carnaval 2026. A escola levará à Osvaldo Aranha dois carros alegóricos. O primeiro trará o símbolo da escola, o Índio, e o segundo será totalmente temático, celebrando as quatro décadas da festa, com uma homenagem especial à corte da Fenachim. Na sequência, uma ala reunirá representantes da comissão organizadora.
A bateria da Fiel contará com cerca de 40 integrantes, e a escola deve desfilar com aproximadamente 120 componentes no total. Os ensaios ocorrem no Guarani, de terça a sexta-feira, a partir das 20h30min.
De volta à Rua Grande, a Acadêmicos do Samba Négo levará sua história de forma lúdica para celebrar os 90 anos da entidade. Ao todo, 180 componentes participarão do desfile, que contará com a representação das sabedorias de um velho griô. Também haverá a representação de um quilombo como espaço de proteção no período escravocrata, além de ser retratado como um local de muitos ensinamentos ligados à terra, às ervas, à música e à religiosidade.
Já a Unidos da Vila Freese levará para o Carnaval de Venâncio um desfile com temática da religião de matriz africana. Serão três carros alegóricos e mais de 150 participantes. Entre os destaques, Pai Ogum e Oxalá estarão representados durante o desfile.
Corte do Carnaval
- A corte do Carnaval Municipal de Venâncio Aires é formada pela rainha Eduarda Michaelly Hickmann, que representa a Associação Unidos da Vila Freese; e as princesas Isadora da Luz e Lia Eduarda Nunes, representantes da Acadêmicos do Samba Négo.