Por meio do programa Lixão Zero, que também oferece as composteiras para a comunidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente adquiriu um equipamento importante que facilita o trabalho dos servidores. Além de contribuir para uma cidade mais limpa, o triturador de galhos também gera matéria orgânica para uso em hortas.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, explica que o equipamento garante mais agilidade e a diminuição de custos para a equipe. “O número de cargas diminui muito, o que antes levávamos 12 carregamentos para transportar, hoje, com os galhos triturados, fazemos em um carregamento só”, compara.
O líder da pasta comenta que, atualmente, o triturador está disponível para uso do setor de Limpeza Urbana e, no momento, os serviços são realizados onde a equipe vê necessidade ou é informada. “Não estamos vencendo a demanda ainda. A intenção, mais tarde, é fazer mutirões para que o equipamento passe cada dia em uma região da cidade”, completa. Conforme planejamento da pasta, o objetivo é poder iniciar esse serviço de forma mais ampla no mês de setembro ou outubro.
Battisti observa que, além de contribuir com a limpeza da cidade, uma aparência mais caprichosa incentiva que outras pessoas também cuidem de seus terrenos, calçadas e moradias. “Uma limpeza bem feita vai além de gerar elogios, também ajuda para a saúde pública, principalmente no entupimento de bueiros. Queremos dar exemplo para a comunidade pegar junto.”
Caminhão
Um caminhão específico para manusear o triturador foi adquirido pela secretaria e deve chegar ainda neste mês. “Será adaptado com caçamba mais baixa e puxador”, explica Battisti. No momento, são necessários dois motoristas: um para o caminhão e outro para um carro separado que leva o triturador. Porém, com o transporte adaptado, será preciso somente um servidor. Além disso, o secretário complementa que um dos desejos é formar uma equipe direcionada apenas para manuseio do equipamento.
Foi feita uma licitação de compra também para novos tratores, roçadeira e equipamentos de limpeza e pintura para cordões de calçada. “Acredito que esses equipamento darão mais qualidade para os serviços. Temos que modernizar e dar as condições para um bom trabalho”, garante.
“Acredito que mais próximo do fim do ano estaremos com todos os equipamentos, uma equipe específica e com cronograma planejado disponível para a comunidade.”
NELSOIR BATTISTI
Secretário Municipal do Meio Ambiente
- 15 centímetros de diâmetro do tronco é a medida suportada pelo triturador de galhos.
- R$ 185 mil foi aproximadamente o valor investido para compra do triturador
- O setor de Limpeza Urbana alerta para que as pessoas não misturem galhos que estão no passeio público com demais materiais como pedras e outros entulhos, para facilitar a atuação da equipe nos locais.
“Chama atenção das pessoas”
O coordenador da equipe de Limpeza Urbana, Samuel Gisch, garante que, por onde o equipamento passa, a curiosidade das pessoas é atiçada. “Chama atenção das pessoas. Elas percebem como o triturador funciona bem, tem sido muito positivo”, confirma. Gisch destaca o aproveitamento dos galhos triturados como matéria orgânica para adubo. “Já separamos mais de 400 sacos para distribuir junto com o programa da compostagem doméstica”, salienta.
De acordo com o secretário Nelsoir Battisti, a ideia é criar um programa para a distribuição dos galhos triturados para agricultores e pessoas interessadas. O pó dos galhos é uma ótima alternativa para adubo de plantações e uso em composteiras.
Ecoponto e ecopoda
Entre as ações ambientais que estão sendo planejadas, o secretário de Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, enfatiza que mais serviços estão sendo pensados para ampliação das ações: o ecoponto, para recolhimento de todo tipo de material, como lixo eletrônico, vidros e pneus, e a ecopoda, um lugar adequado para descarte de galhos que após serão triturados. Os projetos já estão em andamento e a construção deve iniciar nos próximos dias. As duas estruturas estarão localizadas junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação.
Confira um vídeo do triturador trabalhando
LEIA MAIS: