Muitos sistemas dos automóveis possui um componente em comum: o filtro. Por definição, um filtro deve eliminar ou diminuir as impurezas presentes, seja em um fluido, no ar e etc. Encontramos um filtro não só em automóveis, mas na cozinha, em programas de computadores e diversos.
Um carro possui mais de um filtro, pois este varia de acordo com a sua necessidade. Temos filtros de ar, de óleo, de combustível e outros, porém os mais comuns e conhecidos são estes três iniciais. Seu objetivo é evitar que peças e componentes do carro sejam prejudicados por resíduos e sujeiras, principalmente do motor. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um e entender sua importância.
Filtro de ar
Os filtros de ar eliminam a sujeira que possui no ar e consequentemente é aspirada pelo motor, garantindo que o que chega à câmara de combustão. Com esta medida, diminui o desgaste antes do tempo de peças móveis do motor, como pistões e biela. É considerado o mais importante dos filtros automotivos, por estar totalmente ligado a queima do combustível.
Todas as peças do veículo possuem validade, porém os filtros consomem mais do condutor e devem ter um cuidado maior. Existem casos que podem diminuir a vida útil do filtro de ar, como locais com ar muito poluído, engarrafamento e com excesso de poeira.
Recomenda-se que seja feita a troca do filtro a cada 10 mil quilômetros. Existem diversos casos em que os condutores ignoram as recomendações e seguem fazendo o uso, isto pode impactar em um grande aumento no consumo de combustível e outros danos maiores. A grande acumulação de impurezas requer que o propulsor trabalhe mais, para que o ar entre no motor, e com isto, mais impurezas entrarão, podendo impactar no desempenho do veículo, diminuindo sua velocidade.
Filtro de óleo
O atrito entre as peças causa a geração de diversas impurezas e pequenas partículas. Os filtros de óleo são utilizados para eliminar isto e impedir que os produtos da fricção cheguem ao motor e a combustão. Caso ele esteja fora da validade e o condutor ignore isto, terá diversos outros problemas, pois peças como cilindros, anéis, válvulas e outros serão danificadas, sendo necessário realizar a troca. Em casos mais extremos, o motor pode fundir.
Como é comum, este filtro também deve ser trocado a cada 10 mil km rodados ou de seis em seis meses. Importante lembrar que ao realizar a troca do óleo, o filtro também deve ser trocado, pois ele poderá passar impurezas para o novo fluído.
Filtro de combustível
O filtro de combustível é responsável por eliminar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica localizado entre o tanque e o motor, evitando que sujeiras cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. O filtro de combustível vencido ou danificado compromete a bomba de combustível e deixa o sistema de injeção sujo. Isso gera falhas e afeta o rendimento do veículo.
Podemos perceber que a troca dos filtros deve ser feita periodicamente e caso não seja, muitos danos, que pesarão excessivamente no bolso do condutor, poderão ser causados. É possível encontrar esses filtros e outras peças em lojas online como a euautopecas.pt que é uma loja online porém de extrema confiança e qualidade no mercado europeu. Busque sempre por um centro especializado para realizar a troca das peças. Não tente fazer nada se não possuir os devidos conhecimentos.