
Venâncio Aires - Quem compareceu à edição deste ano da festa Sorriso de Criança, na tarde de domingo, 19, encontrou um Parque Municipal do Chimarrão tomado pela magia do Mês das Crianças. Organizado pela Folha do Mate e Rádio Terra FM, o evento foi repleto de atrações para a criançada, que ganharam brindes, fizeram pinturas faciais, brincaram com personagens e se divertiram com diversos brinquedos. Já para os adultos, a tarde foi de confraternização, com um ambiente pensado para reunir a família.
“O Sorriso de Criança representa muito do que é a essência da Folha do Mate: estar próxima da comunidade e promover momentos que unem as pessoas. Não é um evento feito apenas pelo jornal, mas, sim, um trabalho coletivo, construído com o apoio dos nossos parceiros e com a participação das famílias de Venâncio Aires”, explicou a gerente Comercial e de Assinaturas, Jéssica Vogel.

Para a pequena Aurora Machado Claro, 6 anos, foi até difícil escolher o que mais gostou entre todas as atrações. “Eu fiz de tudo um pouco. Dancei, cantei. Eu achei tudo muito legal. Gostei das músicas e dos palhaços”, contou. A menina estava acompanhada dos pais Jenifer Machado, 35 anos, e Júnior Claro, 37, além da irmã mais velha Manuela, de 16.
Já Ricardo e Daniela Hubner afirmaram que nunca tinham participado de eventos anteriores do Sorriso de Criança, mas que as atrações chamaram a atenção do casal. Eles levaram a filha Sofia Isadora, de 2 anos: “Achamos a programação bem interessante. O tempo bom ajudou também e resolvemos trazê-la.”
Como disse Jéssica, a iniciativa demonstra que o jornal acredita no valor de estar presente na vida das pessoas. “Não há nada mais bonito do que ver o parque cheio, as famílias reunidas e as crianças felizes, aproveitando juntas um dia feito com tanto amor”, concluiu.

Quatro adoções de cachorros na feira
Outra atração do evento foi a realização da feira de adoção de cachorros realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. Dos nove cães que foram levados pela equipe do Centro Transitório Animal (CT Animal), quatro foram adotados: Frida, Buchecha, Cometa e Vitória. Como divulgação, os animais desfilaram durante a festa.
A nova casa de Frida será a da família Kolberg. Como explica Luciane, 47 anos, a ideia foi do filho Kauan Vinícius, 13. “Ele já tinha vindo com a ideia de adotar. Foi ali, viu, gostou e pegou”, resumiu a metalúrgica. De acordo com o menino, a cachorrinha de quatro meses será uma grande parceira de brincadeiras a partir de agora.

Para a adoção dos animais sob os cuidados do CT Animal, os novos tutores precisam assinar um termo, em que se comprometem, a partir daquele momento, a assumir a responsabilidade das questões relacionadas ao pet. As funcionárias ainda orientam sobre os cuidados que são necessários adotar, bem como a aplicação de vacinas e castração. Todos os animais que estão com a Prefeitura – atualmente são cerca de 70, entre cachorros e gatos – recebem os cuidados necessários, como atualização da caderneta de imunização e são castrados, caso estejam com a idade adequada.
Miniembaixadores: novidade do projeto
Uma das principais novidades do Sorriso de Criança deste ano foi a criação dos Miniembaixadores: cinco crianças que ajudaram na divulgação do projeto. O grupo visitou estabelecimentos e gravou vídeos que foram publicados, nas últimas semanas, nas redes sociais da Folha do Mate e da Terra FM. Uma delas é Martina Schlosser, de 9 anos. Filha de Endrigo Alan Schlosser e Rochele Müller, a menina disse que gostou muito da experiência.
“Eu adorei poder brincar, me divertir e conhecer lugares”, disse. Entre os locais que ela mais gostou de ir, ela cita a empresa da família, o Schlosser Supermercados, e o Freditto. “Eu achei muito legal ver como é feito o picolé, que eu gosto muito”, concluiu.
A gerente Comercial e de Assinatura da Folha, Jéssica Vogel, explicou que os Miniembaixadores foram uma parte muito especial do projeto. “Amamos ter esse momento com os pequenos, eles realmente representam o significado do evento. As crianças têm uma forma pura e genuína de transmitir alegria, e é isso que queremos celebrar”, comentou.
Mudança em 2026
Para 2026, os leitores que enviarem fotos para o caderno Sorriso de Criança até 28 de agosto concorrerão, automaticamente, a um sorteio que vai definir os cinco Miniembaixadores da festa do ano que vem. Assim como ocorreu em 2025, o grupo será protagonista de matérias especiais, receberá destaque em ações do projeto ao longo do ano e receberá kit oficial e brindes.
Parceiros garantem o sucesso do evento
Para fortalecer a edição do Sorriso de Criança deste ano, a Folha do Mate e a Rádio Terra FM contaram com um forte time de apoiadores. Para o proprietário das Lojas Bade, Airton Bade, a festa é uma oportunidade importante da marca aparecer para os clientes e mostrar que a empresa está presente junto à comunidade. “Nós apoiamos as atividades que reúnem os venâncio-airenses e também somos parceiros da mídia local. Também um momento para interagirmos com as pessoas”, ressaltou. A empresa montou um espaço para fotos com personagens da Patrulha Canina e Batman, o que atraiu as crianças durante todo o evento. A empresa é parceira de longa data da organização.

Com um estande para vendas de picolés e sorvetes, o Freditto também fez a alegria dos pequenos. Segundo o proprietário Delnei Wollmann, o primeiro ano de parceria da empresa com a organização do Sorriso de Criança gerou bons resultados: “É bom porque nos dá visibilidade e ajuda a fazer nossa marca chegar às crianças.”
Proprietário da Dimac, Mairo Hinterholz, também ressaltou a importância de fazer a empresa se aproximar do público infantil. “Nós temos uma linha de produtos para crianças, então estarmos presentes em um evento assim ajuda bastante”, explicou. O empreendimento atuou como parceiro do evento pela primeira vez. Na avaliação de Hinterholz, marcas associadas a crianças possuem boa avaliação geral.
A Arly Bikes, por sua vez, está consolidada como uma incentivadora do Sorriso de Criança há anos. Fornecedora das bicicletas que são sorteadas durante o evento, a empresa entende que as bikes sempre são produtos bem vistos por crianças e pelos pais. “É uma alternativa ao celular e é uma atividade física. Então é mais do que um presente”, afirmaram os sócios-proprietários Francisco Luiz e Luís Fernando Schmitz. De acordo com os irmãos que tocam o negócio, há um movimento geral que indica que as ‘magrelas’ estão voltando a cair no gosto da juventude.
O projeto Sorriso de Criança teve como apoiadores Grupo Bade, Arly Bikes, Rosilene Müller Fotografia, Imec, Neca Confeiteira, Dimac, Meu Cantinho Escolinha, Escolinha Araçá Amarelo, Casa Lopes, Schlosser Supermercados, Freditto, Sesc, Lucas Brown, Max Haus, Fantasy, Pipi Lanches, Palhaça Bia, Vale da Magia, Lions Clube Melvin Jones, ONG ResgAUtados e Vampirina Bijus.