Entendimento é que desenvolvimento turístico da região serrana de Venâncio passa pela ligação asfáltica ERS-422.
Representantes dos municípios de Progresso, Canudos dos Vale, Sério, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Herveiras, Venâncio Aires e Gramado Xavier se reuniram na terça-feira, 28, na Prefeitura de Boqueirão. Segundo a prefeita em exercício de Venâncio, Izaura Landim, a pauta do encontro foi o desenvolvimento turístico das cidades, o que inclui a região serrana da Capital do Chimarrão. “A finalidade era falar sobre o desenvolvimento turístico e passamos nossa experiência para aqueles municípios”, comentou Izaura.
Conforme a prefeita, o principal elo nessa questão é a ERS-422, rodovia estadual que liga Venâncio Aires e Boqueirão do Leão. “Evidentemente que a 422 faz parte desse grande roteiro turístico que envolve a região serrana de Venâncio. A comunidade lá entende que a ligação asfáltica de Venâncio a Boqueirão desenvolve todo o potencial turístico e desenvolve a região. Tem um comprometimento mútuo dos municípios no sentido de buscar solidificar essa importante demanda que a comunidade tem há tantos anos, que é a 422.”
Izaura destacou ainda a participação do deputado federal Lucas Redecker (PSDB). “Se percebe que ele está bem comprometido com os municípios e perguntou muito sobre a nossa Figueira Centenária [em Linha Silva Tavares] e o convidei para uma visita. Também coloquei para o deputado que o único governo que fez algo naquela estrada [422] em termos de asfalto foi a Yeda Crusius, que é do partido dele.” Yeda governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2011.
A prefeita de Venâncio disse ainda que o objetivo é buscar parcerias para seguir com o asfalto. “Enquanto Município estamos fazendo nossa parte, são investimentos importantes, mas sempre lembrando que quando investimos em obras que são de responsabilidade do Estado, deixamos de fazer aquilo que é nosso também. Mas enquanto gestão temos um compromisso de querer ampliar esse asfaltamento e vamos buscar parceiros com maior robustez de financiamento, de dinheiro de fato, para desenvolver a região.”