
Foi em janeiro de 2016 que Linha Cecília fundou o seu bloquinho de Carnaval Infantil: a Turma da Folia. Atualmente com 26 integrantes de até 13 anos, o grupo é representado pelas cores rosa, azul e amarelo e participa da agenda do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires. Neste domingo, 26, o bloco realiza o seu bailinho de Carnaval, na Sociedade Bom Humor, de Linha Cecilia.
Uma das coordenadoras, Silvia Jantsch, 42 anos, que atua como auxiliar administrativa, explica que todas as crianças com vontade de participar são bem-vindas. “Temos bebês que participam, a minha filha começou com cinco meses. É só os pais terem interesse e levar seus filhos para a folia.” Na edição deste ano, o grupo conta com um bebê de 10 meses como integrante.
Silvia menciona que são muitos os momentos vividos nas festas de Carnaval, mas o mais marcante para ela foi no primeiro ano de bloco, que mesmo sem os integrantes terem muito conhecimento sobre o funcionamento dos bloquinhos, conseguiram eleger uma princesa na corte infantil. Até hoje, a Turma da Folia elegeu três princesas nos 40 anos de história do Carnaval Infantil. “É poder junto com as meninas e suas famílias, realizar o sonho de representar o bloco.” Além disso, a coordenadora afirma, com orgulho, que praticamente em todos os anos desde a fundação, o bloco recebe uma premiação como uma das melhores torcidas na festa de escolha da rainha e princesas.
Segundo ela, além do bailinho de Carnaval, o grupo procura organizar mais eventos durante o ano, como galinhadas e pasteladas, com o intuito de angariar valores que ajudem nos custos das fantasias e nos deslocamentos para os eventos; e participam também de eventos promovidos pela comunidade. “As vestimentas do bloco, no início, não fazíamos com base em temáticas, mas ano passado e neste usamos temas. Sãos sempre coloridas, diferentes, bonitas e confortáveis”, explica. Em 2024 o tema de fantasia foi líder de torcida e neste ano é boiadeira, fazendo relação à cantora Ana Castela.
Evolução
Também coordenadora do bloco, Vania Beatriz Kist Leissmann, 45 anos, ressalta as transformações do bloco e do Carnaval. “Se for pensar e comparar a época em que assumimos e hoje, nosso Carnaval está algo grandioso, muito esperado pelas crianças, uma magia sem igual”, afirma a diarista. Para o futuro, as coordenadoras almejam que a Turma da Folia tenha cada vez mais integrantes. “Trazer as crianças das localidades vizinhas e região para conhecer e participar, e assim poder enaltecer nosso Carnaval do interior ainda mais, lembrando que é o único da região”, destaca Silvia, que é também a presidente da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva). Silvia vive o Carnaval há mutos anos, já foi coordenadora do bloco adulto e há oito anos coordena a turma infantil. Para ela é gratificante participar do movimento e cultivar amizades.
Para Vania, fazer parte dos 40 anos do Carnaval Infantil do interior tem uma simbologia grandiosa. Segundo ela, é a possibilidade de olhar para o passado e ver uma história construída e que com orgulho e gratidão, fazer parte. “O bloco Turma da Folia representa muita alegria, diversão, brincadeiras, dança, folia e o sorriso dessas crianças no rosto.”
“O bloco representa a realização de um sonho. Estar no meio da criançada, ver a alegria deles em estar nas festas é só gratidão.”
SILVIA JANTSCH
Uma das coordenadoras do bloco Turma da Folia

Na junção de crianças, o surgimento do bloco
A fundadora do bloco Turma da Folia, Faviane Ines Schuster Becker, 45 anos, conta que a ideia para criação do grupo surgiu da junção de crianças das localidades de Linha Cecília, Santa Emília e Linha 17 de junho. “Como eram muitas, resolvi fundar um novo bloco, que seria mais viável e perto para poderem participar”, explica a empresária.
Antes, as crianças participavam do bloco Turma do Barulhinho, de Linha Brasil, em que Faviane já coordenou. O nome do bloco surgiu inspirado no nome do bloco do grupo adulto, Imperadores da Folia, assim, para as crianças, adotaram a Turma da Folia.


Ficha técnica
- Bloco: Turma da Folia, de Linha Cecília
- Fundação: 2016
- Participação: 26 integrantes
- Cores: Rosa, azul e amarelo
- Fundadores: Faviane Ines Schuster Becker
- Local: Sociedade Bom Humor de Linha Cecilia
- Coordenadores: Silvia Jantsch e Vania Betriz Kist Leismann

40 anos
- Em 2025 o Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires completa 40 anos de história. Neste ano foi eleita a 40ª corte, sempre formada por meninas de 8 a 12 anos. A exceção foi o ano de 2021, sem a realização de evento e escolha de corte em virtude da pandemia de Covid-19.
- A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), informalmente, existe desde 1985, mas foi fundada oficialmente dia 10 de novembro de 2013. No entanto, alguns blocos e bloquinhos de Carnaval deram início a sua história em anos anteriores a 1985. O próximo bloco a ter a sua história contada nas páginas da Folha do Mate será o Trem da Alegria, de Linha Isabel. O conteúdo será publicado na edição do sábado, dia 1º de fevereiro.