Unisc e Univates: aliadas no combate à Covid-19

-

Um cenário ainda mais humano e comunitário está se instaurando na região do Vale do Rio Pardo e Taquari em meio à luta contra um inimigo invisível chamado coronavírus. Os reflexos de uma sociedade mobilizada pelo bem-estar coletivo são vistos no trabalho de alunos e professores das duas principais instituições de ensino superior dos vales. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) anunciam, semanalmente, medidas que auxiliam no combate à pandemia.

A Univates realizou a compra de 8 mil testes rápidos e exames PCR, com recursos da instituição e de doações, para serem testados em casos suspeitos. A primeira remessa com mil testes foi entregue na semana passada, para o Hospital Bruno Born (HBB), Hospital Estrela, Hospital de Arroio do Meio, Hospital de Teutônia, Unimed e prefeituras da região via Consórcio Intermunicipal da Saúde do Vale do Taquari (Consisa).

A Unisc já realizou a confecção de 1,5 mil máscaras protetoras faciais do modelo Face Schield. Os itens de proteção, impressos em 3D, foram produzidas pelo TecnoUnisc e Laboratório de desenvolvimento de Produtos e da Maquetaria.

As máscaras foram doadas para os Hospitais Santa Cruz, Beneficente Monte Alverne e Vera Cruz; bem como para a Secretaria de Saúde de Sinimbu e para os profissionais que irão trabalhar nos laboratórios de análises dos testes de Covid-19.

No último fim de semana, acadêmicos da universidade também participaram voluntariamente da realização de testes rápidos em moradores de Santa Cruz, para a pesquisa do Governo do Estado, realizada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

ATENDIMENTO

O vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, também ressalta que o Telecuidado Unisc está com ações disponibilizadas à comunidade para teleconsulta com médicos e doutorandos, apoio psicológico com professores do curso de Psicologia, mestrandos e estagiários e atendimento a idosos que estão em isolamento social.

De acordo com o reitor da Univates, Ney José Lazzari, a instituição está disponibilizando a estrutura para teleatendimento na recepção de ligações de casos suspeitos, com auxílio de estudantes do curso de Medicina, e para atendimento psicossocial, com atuação de psicólogos da Univates e de profissionais voluntários. O tradicional telefone 0800 707 0809 está, neste momento, totalmente voltado para esse serviço. “A Univates está preparada para, em caso de necessidade, ser transformada em uma espécie de anexo do Hospital Bruno Born. O Centro Clínico, com mais de 40 leitos, já é um mini-hospital com equipamentos e laboratórios que poderão ser utilizados”, destaca Lazzari. Se necessário, a instituição também irá transformar outros espaços de enfermarias utilizados pelos cursos como espaços hospitalares para tratamento de baixa e média complexidade.

Instituições comunitárias, trabalho comunitário

O reitor da Univates ressalta que a universidade é uma instituição comunitária e estar presente na comunidade e ajudá-la é um movimento natural e uma de suas premissas. “Ao longo dos 51 anos da instituição, auxiliamos a comunidade em diversos momentos, das mais variadas formas e nas diferentes áreas, seja pela realização de pesquisas voltadas à realidade regional, seja pela atuação de nossos estudantes em projetos de extensão, ou ainda pela atuação política em movimentos como o da duplicação da BR-386 e tantas outras iniciativas”, comenta.

Lazzari garante que neste momento não seria diferente. “Ficamos muito felizes em ser agentes de iniciativas que ajudam a mobilizar outras entidades e empresas da região para o melhor do nosso Vale”, pontua.

Para o vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, o momento é de esforço conjunto de todos os segmentos da sociedade para superar a pandemia. “Acho que essa é uma ótima oportunidade de unirmos forças, talentos e investimento do setor público e privado. A Unisc está concentrando esforços para dar aquilo que tem de melhor e mais valioso no enfrentamento dessa situação, junto aos demais setores da sociedade”, ressalta.

Ações práticas para comunidade

Diversas ações vêm sendo desenvolvidas pelas instituições. Confira algumas delas:

Unisc
•EPIs confeccionados pelo TecnoUnisc para agentes da saúde da região;
•Produção de pães para famílias em situação de insegurança alimentar, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz;
•Diagnóstico de Covid-19: a Unisc recebeu um Extrator de RNA para realização dos testes de Covid-19;
•Telecuidado Unisc, com ações disponibilizadas à comunidade para teleconsulta com médicos e doutorandos, apoio psicológico com professores do curso de psicologia, mestrandos e estagiários e atendimento a idosos que estão em isolamento social;
•Fabricação de peças para adaptação de um ventilador mecânico para dois pacientes;
•Cursos de extensão gratuitos;
•Assessoria gratuita dos cursos de Comunicação para pequenos negócios durante a quarentena;
•Produção de álcool 70% e álcool gel;
Equipe de pesquisadores criou um protótipo de um reator para tratamento e desinfecção de superfícies em ambientes fechados;
• Call center do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) com esclarecimento de dúvidas sobre o encaminhamento dos planos emergenciais oferecidos pelo Governo Federal.

Univates
•Pelo Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), está sendo produzido máscaras em impressoras 3D para serem doadas para quem está na linha de frente dos atendimentos na área da saúde;
•Nos laboratórios está sendo diluído álcool para doação, já tendo sido produzidos mais de 4 mil litros de álcool 70°;
•Call center com atendimento a casos suspeitos de coronavírus e atendimento psicológico;
•Estudantes estão oferecendo mentoria para micro e pequenos empresários e produzindo aventais para profissionais da saúde. Muitos cursos e setores buscando contribuir da sua maneira;
•Equipe de pesquisadores trabalha no desenvolvimento de respiradores;
•Os profissionais do setor de Marketing e Comunicação, TV e Rádio Univates estão fazendo seus trabalhos em home office, estão totalmente voltados para a divulgação de informações e a elaboração de campanhas de utilidade pública, como, por exemplo, sobre o uso de máscaras ou a campanha #fiqueemcasa.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido