
Ainda em obras na parte estrutural, a Usina de Triagem de Venâncio Aires, localizada em Linha Estrela, deve passar por processo licitatório para retomada das atividades nos próximos meses. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, quando a obra for finalizada, o local terá a retomada da triagem e contará com uma novidade: o serviço de compostagem.
“Compostagem em grande escala, uma ação inédita para o nosso município”, destacou ontem, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM. Von Helden explicou que todos os resíduos orgânicos que podem ser encaminhados para a compostagem, serão. “Também reduzirá o volume encaminhado para o Aterro Sanitário em Minas do Leão, o que diminui custos”, completou.

Desde fevereiro de 2024, a usina não conta com o serviço de triagem de lixo e, desde maio deste ano, também está interditada. Atualmente, o Poder Executivo contratou, de forma emergencial, uma área licenciada em Santa Cruz do Sul para transbordo e encaminhamento posterior para o aterro sanitário.
Conscientização
Após a licitação, a empresa ficará responsável por todo o serviço de triagem, inclusive o de compostagem. O titular do Meio Ambiente ressaltou que o processo também passa por uma conscientização da comunidade, com a utilização de compostagens e separação do lixo em cada residência.
O que é compostagem
• A compostagem é um processo biológico que recicla resíduos orgânicos, como restos de comida e folhas, transformando-os em adubo natural rico em nutrientes, conhecido como composto ou húmus.
• Este processo acelera a decomposição da matéria orgânica, reduz o volume de lixo enviado para aterros, diminui a emissão de gases de efeito estufa e enriquece o solo para o crescimento de plantas.
• A compostagem pode ser feita em casa, utilizando uma composteira, com ou sem a ajuda de minhocas (vermicompostagem), através de um sistema que deve manter um equilíbrio de umidade, aeração e a presença de materiais ricos em carbono e nitrogênio.