Depois de fazer a entrega de quase 1,5 mil composteiras domésticas, a Secretaria de Meio Ambiente abre um novo período de inscrições para os interessados em participarem do Programa de Compostagem Doméstica. O prazo iniciou nesta terça-feira, 15, e se estende até dia 22 de junho. O cadastro pode ser feito de modo virtual, no site da Prefeitura, através de um banner na capa da página, ou pessoalmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na rua Tiradentes, nº 959, no 2º andar.
Passado o período de inscrição, segundo informa a coordenadora do projeto Carin Gomes, será feito contato com as pessoas contempladas para agendamento da retirada do material. Essas entregas estão sendo programadas para o mês de julho e devem ocorrer no Parque Municipal do Chimarrão.
“A inscrição pode ser realizada por qualquer pessoa física que reside em Venâncio Aires, ou instituições situadas no município. No entanto, não serão aprovadas as inscrições de quem já foi beneficiado”, explica Carin.
Melhor uso da composteira
A professora Roberta Pauline Greiner da Cunha, 33 anos e o educador físico Rudnei da Cunha, 41 anos, comentam que já faziam uso de uma composteira artesanal que tinham em casa, no fim do terreno. “Usávamos ela sem saber muito, primeiro só colocávamos cascas de frutas e verduras, mas agora com o projeto já entendemos melhor e usamos as duas”, declara Roberta. Os moradores do bairro São Francisco Xavier destacam o apoio com folders e vídeos disponibilizados pela prefeitura. “Não tínhamos conhecimento que precisava colocar folhas, nem minhocas, muito menos que temos que evitar alimentos ácidos como laranja. Agora estamos sabendo usar de forma correta e aproveitar melhor as composteiras”, ressalta a professora.
O casal foi um dos contemplados na primeira etapa de distribuição das composteiras que ocorreu no fim de maio. Roberta também enfatiza que usa o momento para já incentivar e ensinar a filha Stella, de 1 anos e 3 meses. “Ela é super participativa, levo comigo na feira e ela adora ajudar a escolher os alimentos”, afirma.
- 400 é o número de composteiras que ainda serão distribuídas.
Orientações
Os contemplados com composteiras, recebem também treinamento para realização da compostagem. Esse treinamento é feito através de vídeos, disponíveis no site da Prefeitura Municipal ou no canal do YouTube. Segundo a coordenadora do Programa, Carin Gomes, é muito importante que as pessoas assistam os vídeos para que compreendam como funciona a compostagem em caixas. “Os vídeos possuem informações e dicas simples que irão facilitar o manejo da composteira e evitar possíveis problemas. Além dos vídeos, todos os beneficiados receberão suporte técnico caso tenham dúvidas ou necessitem de alguma ajuda para realizar a compostagem”.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
LEIA MAIS: