O governador Eduardo Leite anunciou na tarde deste sábado, 9, durante transmissão ao vivo pela página do Governo no Facebook, o novo modelo de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, que começará a valer a partir da segunda-feira, 11.
Com o novo modelo de distanciamento controlado o uso da máscara passa a ser item obrigatório em todo o Rio Grande do Sul. O governador também divulgou um site que informa a população sobre o nível de risco e os protocolos em vigor em cada uma das 20 regiões do estado.

Ao apresentar o mapa do estado, Leite fez referência a Lajeado ser a única região do Rio Grande do Sul que ainda permanecerá, entre os dias 11 a 17 de maio, com a bandeira de risco na cor vermelha. “As bandeiras levam em conta a velocidade da propagação e capacidade de atendimento dessas pessoas nessas regiões”, pontua. Em contrapartida, usou Passo Fundo como exemplo, o município na última divulgação estava na cor vermelha e agora está laranja, isso porque o número de vítimas e óbitos reduziram nos últimos dias.
As bandeiras do novo distanciamento controlado do Rio Grande do Sul serão atualizadas todos os sábados.
AMARELA – risco médio/baixo
A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
LARANJA – risco médio
Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
VERMELHA – risco alto
A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.
PRETA – risco altíssimo
Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.
Veja aqui os três tipos de protocolo que devem ser observados no estado.
METODOLOGIA
A secretária estadual de Planejamento, Leani Lemos, enfatizou que todos estão tentando entender e conviver com essa pandemia em todas as áreas, na economia, saúde e na própria vida cotidiana. “Esse pacto só funciona em um sistema se todos estiverem convencidos que seguindo esses protocolos, obedecendo as regras e a nova forma de se organizar, nós vamos conseguir passar por esse período sem experiências trágicas”, salienta.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforça que esse novo modelo de distanciamento controlado vai servir para que cada cidadão possa se enxergar na sua região “e consiga fazer a sua parte, não só nós como governo estadual, municipal, prestadores de serviço, controle social ou entidades que contribuíram, mas que a sociedade valorize esse processo.”
NOVO DECRETO
Com a apresentação do modelo de distanciamento social controlado no Rio Grande do Sul, passa a valer a partir da segunda-feira, 11, um novo decreto que está sendo elaborado e que deve ser adaptável para cada uma das regiões. “É um desafio trabalhar para traduzir em normas jurídicas todas as regras do protocolo inovador”, pontua o Procurador Geral do Estado, Eduardo Costa, que participou da transmissão ao vivo neste sábado.
- Confira na íntegra o pronunciamento do governador Eduardo Leite
Detalhamento do modelo de distanciamento social controlado a ser implementado no Estado RS e apresentação do mapa com as bandeiras das 20 regiões estabelecidas nesse processo
Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Sábado, 9 de maio de 2020
*Com informações do Governo do Estado