Venâncio-airense é a primeira mulher a assumir a direção do Presídio Central

-

Com mais de 20 anos de atuação na área da Segurança Pública, a Major Ana Maria Hermes, 46 anos, se prepara para um novo desafio: comandar o Presídio Central de Porto Alegre. Nascida em Venâncio Aires, Ana Maria passou a maior parte da vida em Rio Pardo. Contudo, a ligação com a Capital Nacional do Chimarrão é muito forte. “Nos mudamos após meu nascimento. Mas, visitamos a cidade uma vez por ano, pelo carinho que temos e pela linda catedral”, comenta, fazendo referência à Igreja São Sebastião Mártir, localizada no centro do município.

Segundo a major, estar à frente do Presídio Central é uma missão desafiadora. “É preciso muita dedicação, muito compromisso profissional e social. Minha ligação com a Casa é antiga e poder servir a minha instituição e a sociedade gaúcha em um local tão criticado, me motiva, me concita e me inspira a fazer a minha parte na construção de um novo amanhã”, destaca.

Trajetória profissional

Ana Maria Hermes atua na segurança pública desde 2000, quando ingressou na Polícia Civil. Em 2005, começou a trabalhar na Brigada Militar. “Com passos firmes, em constante aprendizado, para cumprir, da melhor forma possível, a missão policial militar”, pontua.

A venâncio-airense serviu no 4° Regime de Polícia Montada da Brigada Militar, na 3° Cia do 22º Batalhão da Polícia Militar, de Arroio do Meio, no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo e no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Cachoeira do Sul. Além disso, a Major atuou no Batalhão Copa, durante a Copa do Mundo de 2014 e na Força Nacional, durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Ana Maria teve a primeira atuação no Presídio Central, conhecido como Cadeia Pública de Porto Alegre, de  2011 a 2013, como chefe da Sala de Visitas, no posto de capitã. De 2018 a 2019, assumiu a função de gestora de projetos e recursos humanos; de setembro de 2020 até julho de 2021, como subdiretora da Casa e deste período até os dias atuais, como diretora do Presídio Central.

A Major é graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Unisc/Senasp. Na instituição, cursa superior de Polícia Militar, especialista em Operações de Choque, curso avançado de Administração Policial Militar e curso internacional de Polícia Comunitária.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido